70
case-study
mais transparência e controlo sobre o consumo de energia em racks de TI RITTAL APRESENTA A NOVA GERAÇÃO DE PDU O consumo de energia é um fator importante para operações de TI sustentáveis. A máxima transparência no consumo de energia é vital. É por isso que a Rittal integrou extensas funções de medição para análises detalhadas de energia na sua nova linha de produtos PDU (Unidade de Distribuição de Energia). As versões inteligentes suportam comutação por saída e a conexão de controlos de acesso. As PDUs podem ser configuradas online, o que permite aos utilizadores de TI implementar distribuição de energia de alta qualidade de maneira rápida e fácil em qualquer rack de TI, com base nos seus requisitos individuais. Com o sistema inteligente de distribuição de energia, a Rittal aprimorou significativamente a sua gama de infraestruturas de TI, que abrange climatização, monitorização, segurança e data enters prontos a usar, incluindo, ainda, serviços em nuvem para atender às futuras necessidades do mundo de TI. Estima-se que os data centers consumam até 500 biliões de quilowatts-hora de energia em todo o mundo. Até 2030, poderá chegar até 2000 biliões de quilowatts-hora. Na Alemanha, os especialistas esperam que a procura de sistemas de TI aumente, impulsionada por novas tecnologias, como redes 5G e Internet das Coisas. Medir e otimizar o consumo de energia está a tornar-se cada vez mais importante para os operadores de data center. Com a nova família de produtos PDU, a Rittal oferece, agora, funções abrangentes para medição de energia no rack de TI e ajuda a reduzir os custos operacionais de TI no data center. “Apesar dos muitos ganhos de eficiência alcançados em TI até agora, o consumo de energia continua a crescer em muitos data centers. Com a nossa nova gama de PDUs, ajudamos os operadores de data center a analisar com precisão os custos de energia e a aproveitar ao máximo qualquer potencial adicional de otimização de custos”, explica Luis Brücher, Vice-Presidente de gestão de produtos de TI da Rittal.
CINCO MODELOS PARA CORRESPONDER A CADA APLICAÇÃO A nova geração de PDUs compreende cinco modelos básicos que são funcionalmente baseados um no outro e que podem ser configurados individualmente. Estes são: • Rittal PDU Basic (distribuição de energia simples); • Rittal PDU Metered (medição por fase); www.oelectricista.pt o electricista 74
• • •
Rittal PDU Metered Plus (medição por fase e slot de saída); Rittal PDU Switched (medição por fase e função de comutação por saída – switching); Rittal PDU Managed (Combina as funções metered e swiched medição de comutação por saída).
A vertente “PDU Basic” funciona passivamente e conduz a distribuição de energia no rack de TI. A versão “PDU Metered” inclui funções de medição para cada fase, por exemplo, para tensão, potência e frequência, bem como para outros dados. A aquisição de dados de energia por slot de saída também é possível com o modelo “PDU Metered Plus”. O “PDU Switched” permite a medição por fase e possui slots de saída selecionáveis. A versão “PDU Managed” combina as funções da Metered Plus e Switched, permitindo a distribuição de energia e aquisição de dados por slot de saída, bem como gestão de energia com funções de switching para cada slot.
UM FORMATO QUE ECONOMIZA ESPAÇO E UMA INSTALAÇÃO SEM FERRAMENTAS Uma das várias características especiais da nova geração de PDU é o seu design slimline. As PDUs Rittal podem ser instaladas no espaço zero-U, ou seja, no espaço entre o painel lateral e a estrutura de montagem de 19 “. Desta forma, nenhuma unidade de altura é bloqueada, e