Sistema LBK – tecnologia de radar para a segurança humana
robótica
100
REIMAN, Lda. Tel.: +351 229 618 090 comercial@reiman.pt · www.reiman.pt
informação técnico-comercial
O sistema LBK foi o primeiro sistema de radar de segurança certificado a ser criado no mundo inteiro. A tecnologia pioneira da Inxpect revelou ser um sucesso e uma grande mais-valia à segurança dos colaboradores no ambiente de trabalho. Quando o sistema foi criado, não havia até então mais nenhuma solução que fosse 100% eficaz na garantia de segurança dos colaboradores quando expostos a vários equipamentos e máquinas industriais. O sistema é constituído por um sensor e um radar. O sensor envia sinal de rádio para os objetos e esses mesmos objetos refletem energia. A quantidade de energia refletida varia de acordo com as caraterísticas que o objeto que recebe o sinal reúne: 1. Material: há materiais que têm taxas de reflexão muito altas e outros com taxas de reflexão mais baixas; 2. Tamanho da área exposta ao sensor: quanto maior for a área, maior a reflexão gerada; 3. Posição e ângulo em relação ao sensor: a distância entre o objeto e o sensor define a energia refletida, na medida em que, um objeto que esteja em frente ao sensor tem uma reflexão mais elevada do que um objeto que esteja distante do mesmo; 4. Velocidade do movimento – quanto mais rápida for a velocidade de movimento do objeto maior é o reflexo.
PRINCIPAIS FUNÇÕES • Prevenção de reinicialização: esta funcionalidade impede que as máquinas se reiniciem enquanto os operadores estão na área de trabalho das mesmas, área essa considerada como zona de risco. › O sensor é extremamente sensível; › Objetos estáticos são excluídos automaticamente (o sensor não deteta);
•
› FOV fixo: 110º/30º. Deteção de acesso: neste caso, o sensor proíbe o operador de entrar na área perigosa. Quando o sensor deteta que o operador está nessa área para imediatamente a máquina. › A sensibilidade do sensor é menor; › Objetos estáticos são excluídos automaticamente (o sensor não deteta); › FOV configurável: 110º/3º ou 50º/15º.
Para além das principais funções, o sistema LBK dispõe ainda de dois recursos adicionais que previnem adulterações: • Acelerómetro – os sensores armazenam o ângulo que foi configurado e entram em falha caso sejam alterados; • Registo do cenário – este recurso permite que o sensor grave uma imagem daquilo que é suposto ver e desta forma evite a adulteração dos ambientes de trabalho. Pode ser configurado para 2 tipos de aplicações: Na primeira, o radar regista uma imagem do cenário para que nenhum operador tente adulterar o sistema. Por outras palavras, se algum operador tentar
O sistema é constituído por um sensor e um radar. O sensor envia sinal de rádio para os objetos e esses mesmos objetos refletem energia.
Por outras palavras, se algum operador tentar tirar alguma peça da máquina ou mudar o campo de visão do sensor para que este não se ative, o sensor deteta o erro e imediatamente para o sistema. tirar alguma peça da máquina ou mudar o campo de visão do sensor para que este não se ative, o sensor deteta o erro e imediatamente para o sistema. No segundo caso, o sensor está em movimento num AGV e por isso é configurado como se o cenário estivesse livre. Isto é, o sensor não consegue detetar objetos estáticos, mas como está em movimento, assume que os objetos estáticos também estão. Desta forma, o sensor vai fazer parar o sistema, mas quando para analisa o campo de visão e repara que o objeto é realmente estático e assim reinicializa de imediato a operação.
VANTAGENS Resistência Este sistema é extremamente resistente às adversidades do ambiente onde é instalado e por isso é capaz de suportar poeiras, serragens, pedras, óleos, humidade, mudança de temperaturas, entre outros. Versatilidade O sistema é adequado para instalações internas e externas. Posicionamento flexível A posição de instalação do sensor pode variar. Pode ser instalado a partir do solo até 3 metros. Para mais informações, contacte a equipa especializada da REIMAN.