EtherWAN: quando a conectividade é crucial

Page 1

robótica

92

LusoMatrix – Novas Tecnologias de Electrónica Profissional Tel.: +351 218 162 625 · Fax: +351 218 149 482 www.lusomatrix.pt

informação técnico-comercial

EtherWAN: quando a conectividade é crucial Distribuída em Portugal pela Lusomatrix, a EtherWAN desenvolve e fabrica equipamentos para redes Ethernet, para aplicações tão variadas como monitorização do tráfego, transporte, automação de edifícios, segurança e vigilância, indústria petrolífera e mineração, entre outras.

Fundada em 1996, a EtherWAN é especializada no desenvolvimento e fabrico de produtos de fibra ótica e Ethernet para ambientes agressivos e salas climatizadas. A EtherWAN dispõe de uma linha completa de Switches Ethernet, Media Converters, Extensores de Ethernet (Phone Wire & Coaxial Cable) e Servidores de ligação Serie para ambientes comerciais e rigorosos. No presente artigo destacamos as séries Serie OttoE e Series SmartE. A série OttoE da EtherWAN é uma plataforma de comutação industrial Gigabit Ethernet não gestionável, projetada para uma fácil implantação em ambientes hostis com espaço limitado. A série OttoE é um dispositivo económico e fácil de usar, que fornece funcionalidades essenciais de rede Ethernet industrial. Suporta entrada de energia redundante de 9 a 55 VDC e também fornece alarme de relé para falha de energia. O OttoE está equipado com oito portas Fast/Gigabit Ethernet, ou uma combinação de portas Fast/Gigabit Ethernet de cobre e duas portas SFP de taxa dupla de 100 ou 100/1000 Mbps para conectividade de longa distância.

Este switch versátil apresenta negociação automática full/half-duplex e operação MDI/MDIX automática, permitindo a ligação conveniente de uma variedade de dispositivos de rede. O suporte a QoS (Quality of Service) permite priorização de tráfego e gestão eficaz de recursos. O switch está envolvido numa caixa metálica robusta montável em calha DIN e oferece segurança e fácil instalação (o kit de montagem está incluído). A série SmartE é um portefólio de swit­ches Ethernet gestionáveis de Layer 2. O SmartE oferece dois métodos de montagem, calha DIN e montagem em parede, e vem num design sem ventoinha que incorpora componentes de nível

industrial. Isso permite que o SmartE forneça confiabilidade de nível industrial e operação confiável em amplas faixas de temperatura (-40 a 75 °C). Oferecendo recursos de gestão Layer 2 que são perfeitos para oferecer suporte à conectividade de rede para aplicativos industriais, mesmo em ambientes industriais e agressivos. Os switches Ethernet SmartE Layer 2 estão disponíveis nas configurações Fast Ethernet e Gigabit Ethernet, oferecendo 5 portas, 8 portas ou 16 portas 10/100 ou portas de cobre Ethernet gigabit e 2 portas de fibra SFP opcionais para expansão de rede. A série SmartE fornece uma solução de rede de gestão Layer 2 confiável para aplicativos críticos.

Tabela 1. Switches não Gestionáveis vs Switches Gestionáveis. Switches Gestionáveis

Switches não Gestionáveis

Caraterísticas

VLANs, redundancy, DHCP snooping, port mirroring, QoS, SNMP, etc.

Configuração predefinidada da fábrica.

Rendimento

Ampla configuração, controlo de tráfego definido com parâmetros personalizados. Permite a gestão remota do equipamento e de possíveis incidentes.

Plug and play. Permite configurações de QoS.

Segurança

Protocolos de segurança para os dados, gestão e controlo.

Únicamente segurança física.

Custo

Preço de compra mais elevado, instalações e manutenção.

Mais económicos.

Aplicações

Redes complexas com mais de 3 nós.

Pequenas redes em habitações, escritórios, laboratórios, lojas, etc.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.