Uma indústria da soldadura segura através da monitorização por radar de ambientes severos com faíscas
Pilz Industrieelektronik, S.L. Tel.: +351 229 407 594 info@pilz.pt · www.pilz.pt
robótica
58
Especial sobre soldadura
A indústria da soldadura tem ambientes de trabalho duros que impedem muitos sistemas de segurança de funcionar de forma fiável para proteger os operadores e as máquinas.
A presença de faíscas constantes, luz intensa ou as vibrações que podem ser encontradas neste tipo de instalação, dificultam a ação de alguns sensores optoelectrónicos, uma vez que excedem os seus limites de ação. Por esta razão, devem ser encontradas soluções mais eficazes para estes ambientes de trabalho duros. A Pilz está a utilizar a combinação do sensor de radar, denominado PSENradar e o microcontrolador configurável PNOZmulti 2 para o conseguir. O resultado é uma aplicação segura e completa com grau de proteção IP67, incluindo a avaliação da conformidade da instalação ou máquina.
TECNOLOGIA SEGURA DE RADAR A tecnologia de radar (também conhecida como FMCW ou Frequency Modulated Continuous Wave) assegura um elevado nível de fiabilidade, superando todas as perturbações causadas por extremas
influências externas. Para este fim, a monitorização é realizada numa gama de frequências de 24 a 60 GHz e permite alcançar SIL 2, PL d e categoria 3. Estes são requisitos necessários, por exemplo, para aplicações robóticas. A solução completa tem também interfaces adicionais como Ethernet e Profinet/Profisafe, que simplificam a utilização do sensor de radar seguro em aplicações de retrofit.
SUPERVISÃO DE ZONAS DE E PROTEÇÃO DE ACESSO CONTRA REARME INTEMPESTIVO Entre as funções incluídas no PSENradar está a monitorização da zona de perigo, onde a máquina é comutada para um estado seguro, por exemplo, se uma pessoa entrar na zona. A proteção de rearme intempestivo, por outro lado, impede que a máquina reinicie automaticamente se as pessoas ainda estiverem dentro da
A Pilz está a utilizar a combinação do sensor de radar, denominado PSENradar e o microcontrolador configurável PNOZmulti 2 para o conseguir. O resultado é uma aplicação segura e completa com grau de proteção IP67, incluindo a avaliação da conformidade da instalação ou máquina. zona de perigo, por exemplo, para trabalhos de manutenção. Para além disso, a função de programação “autoaprendizagem” ou teach-in deste sensor torna possível mover o material rejeitado para fora do caminho sem interromper a zona de deteção e assim parar a máquina. Esta característica permite uma maior produtividade das instalações. O sistema pode funcionar em 32 cenários diferentes e, em cada um deles, até 4 áreas podem ser analisadas simultaneamente, com um alcance máximo de 5 metros.
CONFIGURAÇÃO SIMPLES O PSENradar é rápido de configurar: é tão fácil como selecionar os sensores e configurá-los convenientemente utilizando o configurador. Dependendo da aplicação, esta solução compreende até seis sensores de radar e uma unidade de controlo. O espaço de proteção que está protegido por cada sensor depende do tamanho da área a ser monitorizada, dependendo da disposição, altura de instalação e inclinação do sistema. A este limite pode também ser acrescentada uma zona de alerta, que desencadeia um sinal ótico para avisar de uma pessoa que entre nesta zona.