Uma indústria da soldadura segura através da monitorização por radar de ambientes severos com faísca

Page 1

Uma indústria da soldadura segura através da monitorização por radar de ambientes severos com faíscas

Pilz Industrieelektronik, S.L. Tel.: +351 229 407 594 info@pilz.pt · www.pilz.pt

robótica

58

Especial sobre soldadura

A indústria da soldadura tem ambientes de trabalho duros que impedem muitos sistemas de segurança de funcionar de forma fiável para proteger os operadores e as máquinas.

A presença de faíscas constantes, luz intensa ou as vibrações que podem ser encontradas neste tipo de instalação, dificultam a ação de alguns sensores optoelectrónicos, uma vez que excedem os seus limites de ação. Por esta razão, devem ser encontradas soluções mais eficazes para estes ambientes de trabalho duros. A Pilz está a utilizar a combinação do sensor de radar, denominado PSENradar e o microcontrolador configurável PNOZmulti 2 para o conseguir. O resultado é uma aplicação segura e completa com grau de proteção IP67, incluindo a avaliação da conformidade da instalação ou máquina.

TECNOLOGIA SEGURA DE RADAR A tecnologia de radar (também conhecida como FMCW ou Frequency Modulated Continuous Wave) assegura um elevado nível de fiabilidade, superando todas as perturbações causadas por extremas

influências externas. Para este fim, a monitorização é realizada numa gama de frequências de 24 a 60 GHz e permite alcançar SIL 2, PL d e categoria 3. Estes são requisitos necessários, por exemplo, para aplicações robóticas. A solução completa tem também interfaces adicionais como Ethernet e Profinet/Profisafe, que simplificam a utilização do sensor de radar seguro em aplicações de retrofit.

SUPERVISÃO DE ZONAS DE E PROTEÇÃO DE ACESSO CONTRA REARME INTEMPESTIVO Entre as funções incluídas no PSENradar está a monitorização da zona de perigo, onde a máquina é comutada para um estado seguro, por exemplo, se uma pessoa entrar na zona. A proteção de rearme intempestivo, por outro lado, impede que a máquina reinicie automaticamente se as pessoas ainda estiverem dentro da

A Pilz está a utilizar a combinação do sensor de radar, denominado PSENradar e o microcontrolador configurável PNOZmulti 2 para o conseguir. O resultado é uma aplicação segura e completa com grau de proteção IP67, incluindo a avaliação da conformidade da instalação ou máquina. zona de perigo, por exemplo, para trabalhos de manutenção. Para além disso, a função de programação “autoaprendizagem” ou teach-in deste sensor torna possível mover o material rejeitado para fora do caminho sem interromper a zona de deteção e assim parar a máquina. Esta característica permite uma maior produtividade das instalações. O sistema pode funcionar em 32 cenários diferentes e, em cada um deles, até 4 áreas podem ser analisadas simultaneamente, com um alcance máximo de 5 metros.

CONFIGURAÇÃO SIMPLES O PSENradar é rápido de configurar: é tão fácil como selecionar os sensores e configurá-los convenientemente utilizando o configurador. Dependendo da aplicação, esta solução compreende até seis sensores de radar e uma unidade de controlo. O espaço de proteção que está protegido por cada sensor depende do tamanho da área a ser monitorizada, dependendo da disposição, altura de instalação e inclinação do sistema. A este limite pode também ser acrescentada uma zona de alerta, que desencadeia um sinal ótico para avisar de uma pessoa que entre nesta zona.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.