Europarque recebeu Festival Nacional de Robótica
robótica
10
SOCIEDADE PORTUGUESA DE ROBÓTICA
Centenas de alunos de escolas básicas e secundárias, instituições de ensino superior, professores e investigadores marcaram presença no Festival Nacional de Robótica, que se realizou no Europarque, em Santa Maria da Feira.
Promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, pela EDU.TECH – Bots & Kids e pela Sociedade Portuguesa de Robótica, este encontro nacional atraiu centenas de alunos de escolas básicas e secundárias, instituições de ensino superior, professores e investigadores, promovendo e estimulando o ensino, a investigação científica, o desenvolvimento tecnológico e as diferentes aplicações na área da robótica. No Festival Nacional de Robótica passaram 360 competidores, representando 84 equipas, maioritariamente portugueses, mas também oriundas da Alemanha, Brasil, China, Irão e Paquistão. Os participantes enfrentaram 3 dias de árduo trabalho, com a realização de ajustes mecânicos e de programação em robots, de forma a conseguirem o melhor desempenho possível nas suas provas. Nestas competições o espírito de trabalho de equipa com foco no objetivo, aliado à persistência e o apoio dos docentes, são a chave para os resultados obtidos. Realizado em Portugal desde 2001, as competições de robótica juniores e seniores, juntamente com as demonstra-
ções de caráter didático, pretende dar a conhecer as bases da robótica a jovens e a formadores e contribuir para o desenvolvimento e investigação em robótica e automação no país, para além da sua difusão junto do público em geral. A par das competições decorreram ações de curta duração para professores promovidas pela Anpri, bem como também foi realizado o encontro científico internacional ICARSC – International
Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions, que reuniu investigadores da indústria e do meio académico para apresentação e debate das últimas tendências de investigação e tecnologia na área da robótica, onde foram apresentados 40 trabalhos científicos provenientes de 12 países. O Festival Nacional de Robótica é um evento certificado como RoboCup e tem o alto patrocínio do Presidente da República "pela sua relevância para o incentivo dos jovens a aderirem a carreiras na área das ciências e tecnologias", contando ainda com o apoio da Ciência Viva.
Promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, pela EDU. TECH – Bots & Kids e pela Sociedade Portuguesa de Robótica, este encontro nacional atraiu centenas de alunos de escolas básicas e secundárias, instituições de ensino superior, professores e investigadores, promovendo e estimulando o ensino, a investigação científica, o desenvolvimento tecnológico e as diferentes aplicações na área da robótica.