Shinichi Tanzawa: “Queremos ser líder de mercado no segmento dos cobots na Europa”

Page 1

“Queremos ser líder de mercado no segmento dos cobots na Europa”

robótica

por FANUC Iberia S.L.U. – Sucursal em Portugal

62

entrevista

Shinichi Tanzawa, Presidente e CEO da FANUC Europe, falou em entrevista sobre o papel estratégico dos cobots da FANUC mais concretamente sobre os 3 novos modelos de cobots CRX.

Revista "robótica" (rr): A FANUC acaba de lançar 3 novos modelos de cobot. Qual a importância dos robots colaborativos para o seu negócio? Shinichi Tanzawa (ST): Esperamos que cobots CRX estejam entre os modelos de robots mais populares, pois são adequados para todo o tipo de fabricantes que desejam expandir as suas capacidades. Em particular, os modelos CRX atraem novos utilizadores de robots graças à segurança, peso leve e programação intuitiva usando a função "drag and drop". A série CRX já permitiu alcançar novos segmentos de clientes para a FANUC, ao mesmo tempo que atua como guia para empresas que já possuem alguma experiência em automatizar as suas linhas de produção, mas ainda não entraram em contacto com a nossa equipa de vendas. Quando apresentamos os nossos modelos CRX a potenciais clientes, recebemos reações entusiásticas. Isto ajuda-nos a obter a satisfação do cliente a longo prazo, não apenas no campo dos cobots, mas noutras aplicações que envolvam diferentes tipos de robots industriais. rr: Que tipo de recursos o CRX possui que nenhum outro fabricante de cobots pode oferecer? ST: Devido aos 40 anos de experiência no desenvolvimento e fabrico de robots industriais, os modelos CRX funcionam de forma confiável e precisa em condições difíceis, proporcionando aos fabricantes o maior tempo possível de atividade de produção. Na verdade, a série CRX foi projetada para funcionar sem manutenção durante 8 anos.

rr: Qual é a participação de mercado que a FANUC pretende? ST: A médio prazo pretendemos ser o líder de mercado de cobots na Europa, apoiando os clientes a aumentar o uso de cobots numa ampla gama de aplicações. Com uma gama de 11 modelos de cobot que variam de 4 kg a 35 kg de carga útil, acho que estamos numa boa posição para atingir essa meta. rr: Em dezembro de 2019 a FANUC lançou o seu primeiro cobot leve, o CRX-10iA. Qual é a sua experiência com este cobot até agora? ST: O CRX teve uma ampla aceitação, especialmente no segmento de soldadura a arco. Desde o início de 2022, cerca de um terço de todos os cobots CRX vendidos foram utilizados em aplicações de soldagem a arco, em grande parte devido à fácil programação com o sistema Hand Guidance e à função "drag and drop", bem como ao software ArcTool da FANUC que oferece altos níveis de funcionalidade de soldagem integrada sem exigir qualquer desenvolvimento do cliente. Além da soldagem a arco, vemos muitas outras aplicações para a nossa série CRX, desde a montagem de peças pequenas até ao manuseamento e paletização de componentes grandes, entre outras, e esperamos que essa expansão de utilização continue. rr: A FANUC irá expandir a capacidade de produção de robots devido ao CRX? ST: A FANUC tem historicamente aumentado a sua capacidade de produção de robots de forma contínua para a produção atual de 11 000 unidades por mês e estamos a planear uma expansão adicional, não limitada aos modelos CRX. Ao utilizar o espaço livre na empresa e melhorar a eficiência, as perspetivas são claras para aumentar nosso volume de produção para aproximadamente 14 000 unidades por mês. Também será realizada uma avaliação que visa aumentar a capacidade de produção até 16 500 unidades por mês, sem novas construções. Mas, de acordo com as expectativas de crescimento do mercado global de robots, vemos estas melhorias na nossa produção como tendo um efeito limitado, pois cobrirão apenas a procura nos próximos anos, e por isso estamos a ponderar a construção de uma nova fábrica de robots como o próximo passo.

A médio prazo pretendemos ser o líder de mercado de cobots na Europa, apoiando os clientes a aumentar o uso de cobots numa ampla gama de aplicações.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Shinichi Tanzawa: “Queremos ser líder de mercado no segmento dos cobots na Europa” by cie - Issuu