Ligações ótimas na segurança de equipamentos

Page 1

Ligações ótimas na segurança de equipamentos

robótica

138

Schmersal Ibérica, S.L. Tel.: +351 308 800 933 info-pt@schmersal.com · www.schmersal.pt

informação técnico-comercial

A Indústria 4.0, a ligação e as redes também são tópicos importantes no que se refere à segurança de equipamentos. Da perspetiva do utilizador existem diversos conceitos, cada um ligeiramente diferente, mas todos partilham um conceito comum: a sua utilização pode aumentar a produtividade, a transparência e a flexibilidade na produção.

Uma característica da segurança dos equipamentos, é a necessidade de considerar a ligação em rede em dois níveis. Em primeiro lugar, existe a comunicação relacionada com a segurança e a necessidade de ter em consideração a Diretiva de Equipamentos e os requisitos das normas harmonizadas. Depois, há a perspetiva operacional: os sinais não relacionados com a segurança, cuja avaliação oferece benefícios em termos de manutenção preditiva e otimização da operação dos equipamentos. Existem diversas opções de redes em ambos os níveis, que estão a ser cada vez mais utilizadas.

QUATRO CONCEITOS PARA A SEGURANÇA DOS EQUIPAMENTOS EM REDE Para os clientes do Grupo Schmersal, a ligação em rede começa no nível de segurança do equipamento com "IO Parallel” ou “I/O em paralelo" como uma solução padrão universal e rentável. "IO Parallel" significa que todos os cabos são direcionados de forma centralizada para um armário de comando, onde são ligados aos blocos de terminais. Como alternativa, se o utilizador usa apenas dispositivos eletrónicos de segurança, pode utilizar sistemas de instalação de segurança que estão disponíveis como modelo de distribuição passiva (PDM) ou como caixa de campo passiva (PFB). Estes permitem a ligação em série mista, com até 4 dispositivos eletrónicos de comutação de segurança diferentes por módulo. A correspondente cablagem já se encontra especificada. Isto ajuda a economizar tempo e evita uma cablagem incorreta. Podem ser ligados vários módulos a sistemas maiores. Outra opção é usar o ASi

Safety at Work como um sistema de bus destinado à segurança. Todas as principais séries de dispositivos de segurança encontram-se disponíveis com interface de segurança ASi integrada. Com esta plataforma, o utilizador pode realizar soluções de segurança expansível individualmente para diferentes tamanhos da máquina, além de se beneficiar de uma ampla gama de funções de diagnóstico. A quarta opção, desenvolvida pela Schmersal, para a construção de equipamentos é a mais abrangente: caixas de campo de segurança para a instalação de até 8 dispositivos de comutação de segurança diferentes, incluindo sensores de segurança, bloqueios por solenoide, grades óticas de segurança e painéis de controlo. Esta solução é adequada para os conceitos "Safety Integrated", onde a função de segurança se encontra integrada no sistema de controlo operacional. A comunicação com o sistema de controlo ocorre via "Profinet/Profisafe". Utiliza-se uma ligação M12 de 8 pinos como interface de dispositivo universal. Na prática, isto significa que a Safety Fieldbox, ou caixa de campo de segurança, pode ser utilizada como interface para ligar todos os dispositivos de ligação de segurança, por exemplo, numa secção das instalações, local de trabalho ou área perigosa, mesmo em operações mistas. Quando se utiliza o Safety Fieldbox, os bloqueios por solenoide de diferentes tipos (eletrónicos e eletromecânicos) necessitam apenas da ligação de um dispositivo. Também podem ser integrados dispositivos de segurança de outros fabricantes usando adaptadores, quando necessário. Esta solução oferece uma grande vantagem para os utilizadores: cablagem simplificada e,

Figura 1. Como solução Plug&Play, o Safety Fieldbox garante uma instalação rápida, económica e segura com um mínimo de cablagem.

consequentemente, maior rentabilidade dos dispositivos de ligação de segurança. Além disso, não há necessidade de recursos adicionais complexos para controlar o encravamento ou ler a informação de diagnóstico. Esta solução também é adequada para equipamentos e instalações maiores, graças à ligação em série simples, de até 10 Safety Fieldboxes com 80 dispositivos de segurança. Desta forma, o sistema de controlo de segurança pode aceder a cada dispositivo de comutação individual. Uma entrada digital integrada em cada ranhura de dispositivo, permite a avaliação dos sinais de diagnóstico de todos os dispositivos de comutação de segurança ligados.

BUS DE DIAGNÓSTICO DE ALTA VELOCIDADE Os comutadores eletrónicos de segurança da linha Schmersal estão disponíveis em duas versões: com uma saída de diagnóstico digital ou com um bus de diagnóstico em série, cuja última versão é a SD 4.0. O sistema de bus permite que os sensores de segurança eletrónicos e os encravamentos de solenoide, equipados com uma interface SD integrada, transmitam dados de diagnóstico e o estado detalhados para um sistema de controlo da máquina de nível superior. Estes dados


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.