Novo acoplamento compacto e de fácil manutenção
robótica
KTR Systems GmbH Tel.: +34 944 803 909 · Fax: +34 944 316 807 ktr-es@ktr.com · www.ktr.com
124
informação técnico-comercial
Com o ROFLEX, a KTR lança um novo acoplamento segundo DIN 740 que se distingue pelo seu design compacto e facilidade de montagem. Além da transmissão de força, o acoplamento flexível à torção compensa os desalinhamentos e amortece as vibrações de torção.
Figura 1. ROFLEX SH SPLIT; (© KTR Systems)
O ROFLEX está disponível em 2 modelos e atualmente em 7 tamanhos para torques entre 65 e 790 Nm. Serão adicionados mais 5 tamanhos até meados de 2022, expandindo o alcance para 5000 Nm. O ROFLEX é um acoplamento com um comprimento curto em que os eixos de entrada e saída são separados entre 3 e 6 mm, dependendo do tamanho. O
O ROFLEX é feito de ferro fundido cinzento e está disponível em 2 tipos: no tipo N, ambos os lados são feitos de cubos padrão. Em contraste, no design SH SPLIT, o cubo da mandíbula é dividido.
torque é transmitido através de pacotes de elastómero, que ao mesmo tempo compensam os desalinhamentos e absorvem choques e vibrações de torção. Se os elastómeros falharem devido a cargas extremas, o acoplamento à prova de falhas continua a transmitir o torque. O ROFLEX é feito de ferro fundido cinzento e está disponível em 2 tipos: no tipo N, ambos os lados são feitos de cubos padrão. Em contraste, no design SH SPLIT, o cubo da mandíbula é dividido. Neste caso, o cubo é especificamente e mecanicamente separado em duas metades por “corte de fratura” ou “rachadura”. As superfícies de fratura resultantes centralizam precisamente as duas metades do cubo uma contra a outra, tornando impossível uma montagem incorreta. As metades do cubo podem ser montadas em bloco e o ajuste do eixo permanece inalterado. Dependendo da acessibilidade, o cubo pode ser movido para montagem. Ou, as duas
O ROFLEX é um acoplamento com um comprimento curto em que os eixos de entrada e saída são separados entre 3 e 6 mm, dependendo do tamanho. O torque é transmitido através de pacotes de elastómero, que ao mesmo tempo compensam os desalinhamentos e absorvem choques e vibrações de torção. Se os elastómeros falharem devido a cargas extremas, o acoplamento à prova de falhas continua a transmitir o torque.
metades do cubo podem ser unidas em torno do eixo; desta forma, o cubo dividido pode ser instalado e removido radialmente sem desmontar as unidades adjacentes. “Como regra geral, recomendamos que nossos clientes montem o cubo SH-SPLIT no eixo do motor. Isso facilita a montagem geral do acoplamento e, em caso de manutenção, há mais espaço disponível, por exemplo, para troca de embalagens de elastómero “, referiu Michael Brüning, Gestor de Produto da KTR. “Além disso, permite ao utilizador verificar o sentido de rotação do motor sem o cubo de acoplamento.” O ROFLEX foi avaliado e aprovado segundo a Diretiva Europeia de Produtos ATEX 2014/34/UE e é adequado para uso em atmosferas potencialmente explosivas. Os principais setores são bombas e compressores e outros campos de aplicação na engenharia mecânica geral são caixas de engrenagens, ventiladores e acionamentos por correia. Ambos os tipos estão disponíveis em 7 tamanhos para torques entre 65 e 790 Nm. Em meados de 2022, mais 5 tamanhos serão adicionados na faixa de potência de até 5000 Nm.