DFM, o cilindro guiado mais compacto e resistente do mercado
Festo – Automação, Unipessoal, Lda. Tel.: +351 226 156 150 · Fax: +351 226 156 189 info.pt@festo.com · www.festo.pt
Seguro, flexível e resistente, este é o atuador guiado DFM da Festo. Trata-se de um guia preciso que conta com uma grande absorção de forças transversais, que o convertem num cilindro guiado ideal para cumprir com a sua missão de fixar, elevar ou reter em qualquer processo industrial. Com desenho compacto, o atuador guiado DFM é mais resistente e oferece uma capacidade de guia 100% maior de carga útil. A isso, junta-se que, as suas duas variantes de guia, deslizante ou de rolamento de esferas, permitem que mova massas muito maiores do que os seus concorrentes com máxima precisão.
UMA FERRAMENTA RESISTENTE E FLEXÍVEL Precisamente, as diferentes possibilidades de montagem e conexão de ar do DFM da Festo convertem-no num atuador guiado facilmente adaptável a cada aplicação. É uma ferramenta especialmente adequada para o bloqueio e fixação de componentes para a posterior usinagem, mas também conta com uma grande força dinâmica, o que o converte num elevador de massas até mais de 200 Kg. Outra das suas utilidades é a função como cilindro limitador: o DFM retém massas até 150 Kg de forma fiável e segura, graças à sua resistência e robustez.
robótica
82
informação técnico-comercial
O atuador guiado desenvolvido pela Festo, permite fixar, elevar ou reter grandes cargas com deslocamentos até 400 mm com a máxima precisão.
GRANDE CAPACIDADE DE TRABALHO, ATÉ EM ESPAÇOS REDUZIDOS O cilindro guiado DFM conta com um desenho único, graças à sua combinação de atuador linear e unidade de guia de alto rendimento. Graças a esta característica, pode mover grandes massas, até em espaços reduzidos. Para isso, conta com
dois tipos de guia diferentes, o que garante a compensação de grandes pares e forças transversais. O guia de rolamento de esferas está concebido para movimentos expostos a momentos de carga, enquanto o guia deslizante oferece elevada rigidez, devido ao grande diâmetro da barra e aos quatro rolamentos deslizantes que o compõem.
É uma ferramenta especialmente adequada para o bloqueio e fixação de componentes para a posterior usinagem, mas também conta com uma grande força dinâmica, o que o converte num elevador de massas até mais de 200 Kg.
DIFERENTES VARIANTES PARA ADAPTAÇÃO A CADA FUNÇÃO O cilindro guiado DFM é um atuador básico com deslocamentos até 200 mm. No entanto, por outro lado, a Festo também desenvolveu o cilindro guiado DFM-B, um atuador que oferece o dobro de deslocamentos, até 400 mm, que, além disso, conta com o ajuste preciso das posições finais, amortecimento pneumático e PPV regulável. Nesta segunda variante, os amortecedores progressivos são autorreguláveis, proporcionando o máximo rendimento e precisão possíveis.