Ligação ao Mundo Digital indústria
4.0
A Endress+Hauser recebeu um prémio da Allianz Industrie 4.0 pela sua solução inovadora.
Endress+Hauser Portugal, Lda. Tel.: +351 214 253 070 · Fax: +351 214 253 079 info@pt.endress.com · www.endress.com
robótica
106
case study
A Endress+Hauser desenvolveu uma solução de software para aplicação na Indústria 4.0 que cria uma ligação entre as aplicações de processo e o negócio mundial dos processos digitais. Por isso, o Secretário de Estado de Baden‑Württemberg, Peter Hofelich presenteou a Endress+Hauser com o Prémio dos “100 Locais da Indústria 4.0” numa cerimónia em Neues Schloss, em Estugarda.
No que é atualmente a terceira edição da competição “100 Locais da Indústria 4.0”, a rede Allianz Industrie 4.0 selecionou 21 empresas que implementam com sucesso a Indústria 4.0 nas suas operações diárias. A Endress‑Hauser impressionou a rede com o seu Business Process Integration Component, um software que organiza a transferência, a entrada, o
armazenamento e a visualização de dados. O Integration Component transmite os dados de campos das instalações industriais ao longo de diferentes soluções e direcionam‑nas para o servidor do software de negócios, como o SAP ERP. Isto significa que os dados estão acessíveis, rápida e facilmente, onde sejam necessários.
Este novo software está, atualmente, ligado de forma automática aos dados com o principal sistema de planeamento de recursos empresariais. A transferência de dados do campo acontece através da comunicação standard OPC UA, o que significa que qualquer desempenho dos dados e/ou estado dos dados podem ser integrados a partir de um servidor OPC UA já existente no Integration Component, independentemente do fabricante.
Solução de software consolida distribuição de dados É trabalhoso compilar dados a partir de diferentes processos que são distribuídos ao longo de várias redes de automação. Este novo software está, atualmente, ligado de forma automática aos dados com o principal sistema de planeamento de recursos empresariais. A transferência de dados do campo acontece através da comunicação standard OPC UA, o que significa que qualquer desempenho dos dados e/ou estado dos dados podem ser integrados a partir de um servidor OPC UA já existente no Integration Component, independentemente do fabricante. Quando um novo dispositivo é integrado, o software da Endress+Hauser inicia no momento uma transferência orientada para os seus dados, que é armazenada na sua base de dados. Isto significa que a solução encaixa‑se de forma adequada no sistema já em funcionamento e torna os processos de produção completamente transparentes para que os operadores da instalação possam controlar os mesmos em tempo real. O servidor do processo de negócio pode ser otimizado e automatizado com esta informação. Outra vantagem passa pelo facto do software ser expansível e poderem ser adicionadas funções adicionais facilmente através de plugins.
Integration Component Endress+Hauser garante uma visão geral No seu primeiro projeto, o novo software é utilizado para monitorizar a análise das estações de água de um grande operador de uma instalação química. As tarefas incluem a leitura das medições, verificando os níveis de enchimento dos recipientes de amostras, e anotando quando os limites são ultrapassados. Os utilizadores podem aceder à apresentação e visualização destes dados através de painéis numa página na web, enquanto também