A visão artificial na Indústria 4.0 indústria
4.0
robótica
Infaimon
98
NOTA TÉCNICA
Denominada como a última revolução industrial, a Indústria 4.0 representa uma evolução nos processos de fabrico ao incorporar as metodologias digitais existentes atualmente. Em consequência, é indispensável para qualquer empresa industrial participar nessa evolução para não perder o nível de competitividade e, assim, não ficar de fora do mercado.
A visão artificial representa uma das ferramentas transversais mais relevantes dentro da Indústria 4.0, já que está claramente integrada em cada uma das etapas do processo produtivo.
A rastreabilidade, o controlo de qualidade, o suporte à produção, a segurança industrial, o controlo de processos, a logística assim como a geração de enormes quantidades de dados constituem
uma parte integral das ações em que os sistemas de visão artificial intervêm. Há poucos anos, um sistema de visão industrial era apenas utilizado para validar se um produto manufaturado era correto ou não, sem aportar nenhum tipo de informação adicional. Entretanto, desde o seu início que estes sistemas de visão deveriam estar interligados com outros elementos adjacentes como sensores, encoders, PLCs, mecanismos de expulsão, e outros. Por isso é possível afirmar que, desde a sua origem já funcionavam como sistemas M2M. A incorporação da comunicação Ethernet dentro das câmaras, ao mesmo tempo que outros elementos do meio de visão, como sistemas de iluminação ou lentes, fez dar um salto adicional a
A rastreabilidade, o controlo de qualidade, o suporte à produção, a segurança industrial, o controlo de processos, a logística assim como a geração de enormes quantidades de dados constituem uma parte integral das ações em que os sistemas de visão artificial intervêm.