A Pilz e a Indústria 4.0

Page 1

A Pilz e a Indústria 4.0 indústria

4.0

robótica

Nuno Guedes Pilz Industrieelektronik S.L. Tel.: +351 229 407 594 · Fax: +351 229 407 595 pilz@pilz.pt · www.pilz.pt

74

informação técnico-comercial

Graças ao avanço da digitalização, a produção funde­‑se cada vez mais com o mundo das TI. A produção está­‑se a tornar mais rápida e os requisitos dos clientes tornam­‑se cada vez mais diferenciados. Este desenvolvimento exige fábricas inteligentes com sistemas de redes digitais em que pessoas, sistemas de TI, componentes de automação e máquinas comunicam uns com os outros. O objetivo é produzir produtos individualizados rapidamente, de uma forma flexível e económica. As fábricas e máquinas devem ser capazes de se adaptar às rápidas mudanças de requisitos.

Introdução A Indústria 4.0 é uma visão de como a produção se irá desenvolver. A Indústria 4.0 suporta sistemas de elevadas estruturas de rede envolvendo uma variedade de pessoas, sistemas de TI, componentes de automação e máquinas. Com esta fusão das TI e automação, as fábricas e máquinas são flexíveis e podem adaptar­‑se para se ajustar a requisitos de mudança rápida.

Atividade da Pilz no desenvolvimento da Indústria 4.0 Juntamente com os nossos clientes e parceiros, estamos a desenvolver soluções que habilitam a produção inteligente do futuro. Estamos ativamente envolvidos no contínuo desenvolvimento de arquiteturas de automação no espírito da Indústria 4.0. Esta é a única maneira de oferecer produtos que permitam processos de automação flexíveis, personalizados e seguros. Suportamos a iniciativa Indústria 4.0 atra-

vés da presença em diversos comités e grupos de trabalho como a colaboração na plataforma Industrie 4.0, colaboração na equipa de gestão da Industrie 4.0 na ZVEI, colaboração na rede de mecatrónica Federal Baden­‑Württemberg, Membro do Comité Diretivo Allianz Industrie 4.0 Baden­‑Württemberg e participante na plataforma de demonstração e investigação independente SmartFactoryKL (www.smartfactory­‑kl.de). Além disso, a Pilz integrando um consórcio de empresas tecnológicas na SmartFactoryKL desenvolveu um módulo de armazenamento integrado num conjunto de módulos desenvolvidos por 16 empresas, que comunicam entre si, naquela que será uma das primeiras aplicações da Indústria 4.0 no mundo. Para além da participação na Aliança Research e na plataforma de pesquisa SmartFactoryKL, a Indústria 4.0 não é apenas uma iniciativa na Pilz mas é uma realidade no processo de produção. Com a crescente integração das máquinas e infraestrutura através do uso

de TI na produção, a Pilz também está a destacar o seu perfil como líder de tecnologia nas suas próprias operações de produção. No espírito da Indústria 4.0, a infraestrutura necessária para a produção inteligente foi criada e os elementos da Indústria 4.0 foram implementados previamente. Já está em uso um transporte de peças inteligente, que foi desenvolvido in­‑house. Este sistema acelera e simplifica o processo de Pick&Place nas placas de circuito impresso e o processo de soldadura. Os transportadores de peças encontram o seu caminho da soldadura automaticamente para a unidade de montagem graças a um chip RFID incorporado.

Indústria 4.0 – Indústria Integrada Se todas as comunicações são descentralizadas, a necessidade de comunicações seguras irá subir. A segurança das máquinas e segurança das redes têm paralelos claros em termos de padronização e procedimento no processo de engenharia. Queremos utilizar a experiência adquirida nas áreas da segurança de máquinas e automação para dar seguimento ao desenvolvimento deste importante trabalho. As funções de controlo moderno são projetadas para serem distribuídas e orientadas ao objeto – sensores e atuadores têm inteligência. Neste contexto falamos de uma abordagem mecatrónica. A filosofia aqui é misturar, universalmente, todas as disciplinas envolvidas no

A Indústria 4.0 é uma visão de como a produção se irá desenvolver. A Indústria 4.0 suporta sistemas de elevadas estruturas de rede envolvendo uma variedade de pessoas, sistemas de TI, componentes de automação e máquinas. Com esta fusão das TI e automação, as fábricas e máquinas são flexíveis e podem adaptar­‑se para se ajustar a requisitos de mudança rápida.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.