Tapetes termoplásticos no processamento e transporte na indústria alimentar

Page 1

Tapetes termoplásticos no processamento e transporte na indústria alimentar

NO AMBIENTE INDUSTRIAL ATUAL É PRATICAMENTE

IMPOSSÍVEL IMAGINAR UMA FÁBRICA SEM AUTOMAÇÃO, MÁQUINAS, APARELHOS, SISTEMAS.

A TECLENAJUNCOR procura garantir, diariamente, que todos esses equipamentos e processos funcionam de forma fiável, segura e eficiente. As nossas soluções, que vão desde a óleo-hidráulica aos serviços de lubrificação e manutenção industrial, passando pela pneumática, automação, tapetes transportadores, transmissão mecânica, rolamentos e sistemas lineares, contribuem para a fluidez e disponibilidade das fábricas, em todos os setores de atividade.

PRODUÇÃO SEGURA

A indústria alimentar combate a contaminação em 2 níveis – primeiro num nível de partículas ou subpartículas, onde a contaminação é frequentemente bacteriana, podendo ser relativamente benigna, mas ainda assim indesejada (como as omnipresentes minúsculas partículas de plástico comumente encontradas na água engarrafada).

O segundo nível é denominado corpos estranhos.

Existe uma linha ténue entre os 2 tipos de contaminação. Corpos estranhos maiores que 2 mm são uma regra para produtores, enquanto aqueles maiores que 7 mm são outra categoria. A determinação é baseada no dano potencial de um objeto duro a um grupo sem risco.

PROCESSO E TRANSPORTE NA INDÚSTRIA ALIMENTAR

Independentemente da aplicação e do processo produtivo em análise, o tapete transportador desempenha um papel principal em sistemas que requerem processamento e movimentação de matérias-primas e produtos finais. É sobre ele que estes bens serão transportados. É ele que estará sujeito ao esforço e exposto às condições ambientais da instalação.

A escolha do tapete indicado, quer em termos de material, quer em termos de características construtivas é o primeiro passo para um sistema eficiente e produtivo.

Como veremos abaixo, a indústria alimentar é pautada por exigentes requisitos de higiene e segurança. Por isso, este processo de seleção do tapete assume uma importância fulcral. É determinado pela consideração de diversas variáveis e expectativas, como fricção, carga, produto e condições ambientais da instalação bem como pela compreensão e antecipação das necessidades da aplicação.

Esses critérios têm consequências de longo alcance para os processadores de alimentos, onde os sistemas de auditoria modernos exigem que os produtores estejam equipados com os sistemas mais higiénicos e ideais para a fábrica. Os tapetes termoplásticos oferecem total conformidade com esses requisitos. O seu design higiénico reduz os custos diários de propriedade devido à economia de limpeza e manutenção.

Corpos estranhos são extrínsecos – entrando nos alimentos nalgum lugar ao longo da viagem da exploração ao garfo, como um parafuso, ou intrínsecos, por exemplo, fragmentos de ossos na carne. As fontes podem ser múltiplas: pedras em vegetais, pragas como insetos e roedores, restos de alimentos residuais, peças quebradas de máquinas e até sabotagem intencional.

Os meios adotados para evitar tais corpos estranhos são implementados em diferentes estágios do processamento de alimentos – os meios mecânicos incluem filtros, extratores magnéticos e telas ou dispositivos de deteção, como raios-x e detetores de metais. A segurança do consumidor e a reputação da indústria dependem disso.

Outro aspeto do controlo de corpos estranhos é projetar ou selecionar corretamente os espaços, equipamentos e materiais que entram em contacto com os alimentos durante o seu processamento. Isso pode significar cobrir áreas abertas em fábricas para evitar que corpos estranhos caiam nos alimentos durante o processo e, no contexto de transportadores, usar materiais de tapetes que não se fragmentem facilmente.

Para estas situações a TECLENAJUNCOR recomenda uma série de correias de acionamento únicas, de grau alimentar, detetáveis por metal, planas e positivas. No caso improvável de até mesmo pedaços relativamente pequenos de correia se soltarem, isso pode ser detetado a jusante por sistemas de deteção de metais.

PANIFICAÇÃO

As padarias movimentam massa em grandes lotes e usam máquinas especializadas para a produção de pão. A linha típica é composta por

78 MANUTENÇÃO 156/157 CASE STUDY
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.