INFORMAÇÃO TÉCNICO-COMERCIAL
O que a fábrica inteligente precisa hoje: ecossistemas consistentemente conectados em rede RITTAL, EPLAN, E GEC NA FEIRA INDUSTRIAL DE HANOVER 2022. Os objetivos da transformação industrial são claros: é tudo uma questão de maior transparência, velocidade e sustentabilidade na produção e operação. A digitalização e a rede dos ecossistemas industriais e de TI são aqui um pré-requisito: para engenharia de máquinas e instalações, automação e soluções de IIoT, infraestruturas de TI e serviços inteligentes. Na Feira Industrial de Hannover 2022, Rittal, Eplan e German Edge Cloud, pela primeira vez num stand conjunto, mostrarão como integram esses diferentes mundos e apoiam as empresas no caminho para uma fábrica inteligente. Um foco particular é colocado em soluções para a operação eficiente, segura e sustentável de sistemas de máquinas e processos de fabrico.
As apresentações conjuntas colocam um foco particular em soluções para a operação eficiente, segura e sustentável de sistemas mecânicos.
FLUXOS DE TRABALHO DIGITAIS: DA ENGENHARIA À MANUTENÇÃO
A
fábrica inteligente, com as suas aplicações de IA, tempo real, 5G e Indústria 4.0, ainda é um sonho futuro para muitas empresas. A experiência prática na indústria de manufatura indica que mesmo após quase dez anos de “Indústria 4.0”, ainda há muito potencial para digitalização. Na verdade, para muitas empresas de manufatura, é só agora, depois de passarem algum tempo a estudar, que as coisas estão a andar, mas mesmo dando os primeiros passos nessa direção, podem obter benefícios. “Se as empresas desejam produzir os seus produtos de forma sustentável,
92
MANUTENÇÃO 153
economica e com a máxima velocidade e flexibilidade, precisam de implementar uma produção digitalmente integrada e uma rede consistente dos seus processos e ecossistemas”, diz Markus Asch, CEO da Rittal Internacional. “O Friedhelm Loh Group combina a experiência industrial e o know-how tecnológico da Rittal, Eplan e German Edge Cloud para superar as fronteiras frequentemente encontradas nos mundos da engenharia de máquinas e infraestruturas, automação, IIoT e TI, e para libertar mais potencial para os clientes ao aproximar ainda mais esses mundos.”
A plataforma Eplan, como um sistema de engenharia construído em torno de dados padronizados, interfaces e serviços de nuvem complementares, realiza um fluxo de trabalho integrado e transparente ao longo de toda a cadeia de valor, desde a engenharia, passando pela produção e comissionamento, até à operação da fábrica. O fornecedor de soluções Eplan está a apresentar a atual Plataforma Eplan 2022 com as suas funções de gestão de dados orientados a objetos, o novo “Insert Center” e soluções em nuvem inteligentemente integradas. Hannover é, ao mesmo tempo, uma oportunidade para os visitantes interessados terem um primeiro vislumbre da próxima Plataforma Eplan 2023, que simplificará bastante o manuseamento de macros de diagrama de circuito em relação às normas e padrões internacionais. Um novo motor gráfico e um sistema central de gestão de dispositivos são outras inovações que aguardam o público profissional. Novidades como o processo de solicitação do Portal de Dados Eplan, por meio do qual as empresas podem solicitar dados padronizados para dispositivos individuais através de um sistema de crédito, também estão na agenda.