ESPECIAL › LUBRIFICANTES
Lubrificantes em Spray da TotalEnergies Sempre que se pretende uma aplicação uniforme de lubrificante, mesmo em zonas de difícil acesso, a solução mais eficaz é a utilização de lubrificantes em aerossol.
O
s lubrificantes em spray são constituídos por 3 intervenientes chave: o lubrificante, o gás propelente e o atuador. O primeiro consiste numa mistura do lubrificante tal como o conhecemos e uma quantidade variável de solvente. O gás propelente é um gás comprimido ou liquefeito e é o gradiente de pressão que existe entre este gás e o exterior da embalagem que permite o seu funcionamento. Por último, o atuador é um elemento da embalagem que admite o alívio de pressão no interior da embalagem e consequente saída de produto.
Uma das principais preocupações do fabrico de sprays é a sua pegada ecológica, uma vez que os gases propelentes utilizados são gases com efeito de estufa.
Uma das principais preocupações do fabrico de sprays é a sua pegada ecológica, uma vez que os gases propelentes utilizados são gases com efeito de estufa. O GWP – Global Warming Potential ou, em português, Potencial de Aquecimento Global é um indicador do efeito que um gás tem na atmosfera comparado com um gás de referência. Inicialmente o fabrico de aerossóis era feito com recurso a CFC’s (GWP = 10.000), que mais tarde foram substituídos por HFC’s (GWP > 150). Estes gases propelentes foram proibidos devido ao seu elevado GWP e, nos dias de hoje, utiliza-se na maior parte dos casos butano ou propano que, apesar do seu baixo GWP (6-7), são
60
MANUTENÇÃO 153
gases extremamente inflamáveis. Com o objetivo de reduzir o impacto ambiental e a inflamabilidade dos produtos comercializados, a TotalEnergies utiliza CO 2 na sua gama: um gás propelente não inflamável e de GWP = 1. Esta é a alternativa mais viável que existe atualmente no mercado. Muito importante num spray, é o tipo de atuador os quais variam de acordo com o tipo de aplicação pretendida. A TotalEnergies utiliza, na sua gama de sprays, 4 tipos de atuadores, consoante a aplicação. O “Cosmos” proporciona uma aplicação ampla e difusa, enquanto o “Puck” proporciona um jato direto através de um tubo capliar para pontos de lubrificação de difícil acesso. Existe ainda o atuador do tipo “Mini-jet”, que permite direcionar o lubrificante através de um jato de grande potência. Por último, o tipo “Cobra” faculta uma aplicação do tipo difuso e direcionado por capilar dependedo da sua posição. Este tipo de atuador não contém partes amovíveis, tornando-o adequado para aplicações em indústrias de rigor elevado (alimentar e farmacêutica).
A TotalEnergies apresenta uma vasta gama de sprays de manutenção geral, com produtos de manutenção geral, de montagem e lubrificação de correntes e cabos.
A TotalEnergies apresenta uma vasta gama de sprays de manutenção geral, com produtos de manutenção geral, de montagem e lubrificação de correntes e cabos. Alguns destes sprays podem ser utilizados com a embalagem invertida, uma vez que estão equipados com válvulas do tipo “Ball Valve”, alargando as suas possibilidades de aplicação e facilitando o seu manuseamento. Dedicada ao setor alimentar, a TotalEnergies dispõe da gama Nevastane Spray, com produtos de certificação NSF. Esta gama é especificamente formulada sem alergénios, OGM’s e produtos de origem animal e pode ser dividida em sprays multiusos e sprays de correntes e transportadores. Todos os produtos da gama estão equipados com atuadores azuis do tipo “Cobra”, que reduzem o risco da presença de corpos estranhos na produção. M
TotalEnergies Marketing Portugal, Unipessoal Lda Tel.: +351 211 957 847 atencao.cliente@totalenergies.com · www.totalenergies.pt