INFORMAÇÃO TÉCNICO-COMERCIAL
Lubrificantes Whitmore adicionam anos à vida útil das suas máquinas DO CANAL DO PANAMÁ A PORTUGAL, PELAS MÃOS DA JUNCOR. A trituração de cimento pode causar desgaste até mesmo nas máquinas pesadas mais resistentes. Esta é uma das áreas de atuação onde a Whitmore tem vasta experiência e pode ajudar qualquer empresa no setor. O diretor de vendas sénior Jack Ellis explica que os produtos da empresa prolongaram por décadas a vida útil dos equipamentos dos seus clientes. “Temos clientes que após 40 anos ainda usam as mesmas engrenagens”, afirma. “Temos muitas histórias excelentes de sucesso.”
C
om sede em Rockwall, Texas, a Whitmore fornece lubrificantes de alto desempenho, equipamentos para doseamento, produtos de gestão de lubrificação e respiradores dessecantes para uma ampla gama de mercados, incluindo mineração, ferrovias, cimento, aço, alimentos e bebidas, produção de energia, papel, celulose e outros. A Whitmore começou a sua atividade em Cleveland no fabrico de produtos automotivos, mudando para a sua especialidade atual, na área de lubrificantes, quando começou a ajudar empresas envolvidas na construção do Canal do Panamá. Muitos dos equipamentos de terraplanagem usados para construir o canal apresentavam problemas de lubrificação. A Whitmore concorreu e ganhou um contrato para fornecer lubrificantes para as máquinas em operação, alargando, anos mais tarde, os lubrificantes utilizados à indústria de mineração. “A empresa tem uma longa história de produtos de alto desempenho”, diz Ellis. “Continuou a crescer em muitas áreas diferentes.”
90
MANUTENÇÃO 148
Em meados da década de 1990, a Whitmore começou a fornecer a indústria ferroviária com lubrificantes e sistemas de lubrificação. Posteriormente, a empresa ampliou a sua linha de produtos com outras soluções de elevada performance e fiabilidade. Adquiriu respiradores dessecantes Air Sentry® para reduzir a contaminação por partículas e humidade em fluidos e equipamentos, e sistemas OilSafe® e outros produtos de gestão de lubrificação, que armazenam, transferem e identificam esses mesmos fluidos e equipamentos. Com ajuda dos sistemas de identificação Oil Safe codificados por cores, “as equipas de manutenção podem assegurar de que o produto correto é utilizado na aplicação correta”. Mais importante ainda, os lubrificantes e produtos Whitmore prolongam a vida útil dos equipamentos mais valiosos dos seus clientes. “Os nossos produtos demonstraram uma longa vida útil”, diz Ellis. Hoje, a Whitmore atende a uma ampla base de clientes, incluindo “gigantes” mundiais como a Caterpillar, a Peabody Energy, a Glencore e a AngloGold Ashanti. “Somos uma marca bem conhecida e estabelecida”, diz Ellis. Ellis ingressou na Whitmore em 1990. Anteriormente trabalhou na indústria de mineração, onde contactou com os produtos da empresa em primeira mão. “A empresa fez um excelente trabalho ao manter-se à frente da concorrência com novos produtos de elevado desempenho”, diz ele, acrescentando que seus produtos mais recentes incluem lubrificantes de engrenagens abertas. “Esses lubrificantes são usados por todo o mundo em grandes equipamentos de mineração e indústrias pesadas e são usados para esmagar diferentes tipos de materiais”, afirma, observando que podem variar de agregados de cimento a carvão. “São altamente recomendados por muitos fabricantes de equipamentos originais em todo o mundo.”