Aplicações de ar comprimido em operações de paragem em refinarias

Page 1

CASE STUDY

Aplicações de ar comprimido em operações de paragem em refinarias Marceliano Santos Santamarta Responsável local pelo desenvolvimento de novas aplicações de ar comprimido nos setores industrial e de refinaria

APLICAÇÕES EM REFINARIAS

C

omo uma empresa de referência em manutenção e contingências industriais, e fornecedora de soluções de aluguer integrais temporárias ou de longo prazo no campo das refinarias, a Atlas Copco Rental tem o prazer de partilhar as diferentes aplicações que podem ser executadas em caso de paragem numa refinaria.

1. Transporte catalítico Primeiro, o coque é misturado ao nitrogénio em estado gasoso, sendo o ar isento de óleo o meio de transporte para movimentar o coque quente e introduzi-lo nos coletores que vão para o novo coque.

Figura 1.

Figura 2.

• •

Aplicações de ar/nitrogénio calor: • Secagem de tubos; • Aquecimento do forno em usinas de energia; • Teste de pressurização.

2. Limpeza da torre: craqueamento catalítico Compressores isentos de óleo limpam a torre de catalítica de catalisadores. O ar livre será usado para soprar as tubagens e queimar os resíduos da torre de craqueamento. • Ar 100% isento de óleo; • Pressão de 8 a 12 bar; • Ar seco (temperatura de orvalho -40°C).

3. Limpeza da torre: craqueamento catalítico. Decocking. A refinaria de San Pablo Bay, Califórnia (EUA) usa compressores de ar isentos em média 3 vezes por ano para remover o coque. Os compressores estão perfeitamente adaptados às necessidades desta refinaria. Fornece-se ar a uma pressão de 8 bar durante duas semanas para a realização das operações de limpeza.

4. Teste de pressão: Torre de craqueamento catalítico Após a limpeza é necessário verificar a pressão dentro da torre de craqueamento catalítico. O ar é fornecido a uma temperatura de ponto de orvalho de -40°C e uma pressão de 8,5 bar para poder realizar este teste. É necessária uma gama de secadores de ar de adsorção – regenerados por ar e atendendo às seguintes características:

46

MANUTENÇÃO 148

Ponto de orvalho de pressão: -40°C a -70°C; Faixa de pressão: adaptada ao seu compressor; Faixa de fluxo: adaptado ao seu compressor.

5. Sopro de ar de alta pressão

7. Controlo de temperatura ambiente

O sopro de ar é um método que usa a energia cinética do ar comprimido para remover toda a ferrugem ou outros contaminantes na superfície e qualquer excesso de material estranho da construção, como escória de soldadura, entre outros. A atividade é realizada para garantir que nenhum material estranho no sistema cause qualquer dano ao equipamento da fábrica, especialmente equipamentos rotativos, filtros, instrumentos, entre outros. Cada procedimento de sopro de ar é projetado especificamente para o sistema individual a ser limpo. Durante o sopro de ar, todos os instrumentos são isolados e todas as válvulas de controlo e segurança são removidas. A operação de sopro de ar é realizada após a conclusão do teste hidráulico e o sistema está desidratado.

Criação de um melhor ambiente de trabalho. É injetado no reator ar comprimido frio e seco a 3°C, reduzindo a temperatura ambiente para aproximadamente 30°C e criando um ambiente seco. Definitivamente, uma grande melhoria para os trabalhadores que têm que limpar o reator.

6. Controlo de temperatura: Frio/Calor Aplicações com ar/nitrogénio frio: • Resfriamento do reator da refinaria; • Resfriamento de suportes; • Testes de pressurização; • Purgar.

Figura 3.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Aplicações de ar comprimido em operações de paragem em refinarias by cie - Issuu