62
dossier sobre mobilidade elétrica
cálculo de cabos de alimentação para uma estação de carregamento para veículos elétricos de 50 kW Lisardo Recio Maíllo Product Manager Prysmian Group
cos ϕ = 0,9 L = 45 metros Cabo de alimentação tipo Afumex Class 1000 V (AS) / Exzhellent Compact 1000 V (AS) Instalado em condutas enterradas (em condições padrão)
Cálculo dos cabos para a instalação de uma estação de carregamento para veículos elétricos. O desenvolvimento de veículos elétricos é uma realidade que requer a adaptação e a melhoria de infraestruturas e que as mesmas sejam equipadas com estações de carregamento públicas e privadas. Neste artigo apresentaremos um exemplo de cálculo dos cabos para a instalação de uma estação de carregamento para veículos elétricos de 50 kW para carga rápida. A ideia geral do artigo é a instalação de um ponto de carregamento numa bomba de gasolina ou lugar na via pública, sendo a energia fornecida por um transformador com uma potência suficiente para abastecer a estação de carregamento para veículos elétricos. Se o transformador não tiver potência suficiente, terá de ser ampliado, o que implica direitos económicos em relação ao distribuidor. Se for preciso ampliar o transformador será necessário calcular um novo quadro geral de comando e proteção, com uma saída para 50 kW, e recalcular os poderes de corte dos interruptores das saídas atuais. Certamente servirão os mesmos, mas para fazê-lo bem, é necessário calcular as intensidades de curto-circuito a jusante do transformador e verificá-lo. Partimos do pressuposto que existe potência disponível suficiente no centro de transformação de 160 kVA para o caso em questão.
CÁLCULO DOS CABOS PARA A INSTALAÇÃO DE UMA ESTAÇÃO DE CARREGAMENTO Cálculo de secção por intensidade admissível. Começamos com os seguintes dados de partida: U = 400 V (trifásica) Potência = 50 kW www.oelectricista.pt o electricista 79
Obtemos a intensidade de corrente:
Seguindo escolhemos um interruptor automático de 100 A de intensidade nominal e calculamos a secção para tal intensidade de corrente com o objetivo de proteger corretamente a linha. O sistema de instalação é D (Quadro 52H das Regras técnicas das Instalações Elétricas de Baixa Tensão):