CASE STUDY
Plataforma EPLAN 2022 – conheça o novo aspeto e funcionamento DISPONÍVEL DESDE 20 DE SETEMBRO. Finalmente está disponível a nova Plataforma EPLAN 2022. E com ela, a empresa fornecedora de soluções EPLAN está a prenunciar o futuro da engenharia eletrotécnica, com ênfase na facilidade de utilização, tanto para utilizadores experientes como para estreantes no software. A interface de utilizador intuitiva, baseada nos conceitos de utilização com os quais a maioria dos utilizadores já estão familiarizados, oferece um elevado grau de reconhecimento e, em simultâneo, melhora a experiência do utilizador.
A
nova Plataforma EPLAN está pronta para o lançamento e inclui uma interface de utilizador com um novo design, fluxos de trabalho melhorados e muitas funções adicionais, em ligação com serviços na nuvem complementares. De modo geral, o novo software de engenharia carateriza-se pela facilidade de utilização e elevado desempenho. Um exemplo são as barras de frisos integrados, que os utilizadores da vista Backstage podem reconhecer de muitas outras soluções de software estabelecidas, e a ergonomia para o utilizador significativamente melhorada. A nova interface do utilizador mais intuitiva baseia-se em conceitos de utilizador internacionais comuns, fazendo com que seja mais fácil começar a utilizar o software.
FLUXOS DE TRABALHO NA ERA DA DIGITALIZAÇÃO Os programadores da EPLAN centraram-se também verdadeiramente no tópico dos fluxos de trabalho e conceberam o software para melhorar a colaboração em toda a cadeia de valor industrial. Tal deve-se ao facto de as soluções CAE, como a Plataforma EPLAN, serem a “espinha dorsal” da empresa no que diz respeito à engenharia e ao desenvolvimento do produto. Normalmente, encontram-se profundamente integradas na estratégia e na infraestrutura dos clientes e são planificadas com anos de antecedência relativamente ao momento do investimento. Por isso, um dos objetivos claros da empresa durante o desenvolvimento da Plataforma EPLAN 2022 era a otimização da troca de dados entre as partes individuais interessadas nos ecossistemas das empresas. As aplicações na nuvem, como o EPLAN eBuild, eManage (agora também disponível na versão completa) e eView, oferecem um ímpeto adicional para formas de colaboração completamente novas no
84
MANUTENÇÃO 150/151
A nova Plataforma EPLAN 2022, que se encontra agora disponível, carateriza-se pela sua facilidade de utilização e pelo elevado desempenho.
contexto da Plataforma EPLAN. O valor acrescentado das novas soluções de software baseadas na nuvem possibilita uma cooperação amplamente melhorada entre as empresas e os seus clientes, parceiros e fornecedores.
TESTADA E POSTA À PROVA Markus Sommer, designer elétrico na J. Wagner GmbH, um dos principais fabricantes mundiais de tecnologias de revestimento inovadoras para o acabamento de superfícies, está rendido à nova interface de utilizador. “A orientação uniforme do utilizador da nova Plataforma EPLAN 2022, baseada em conceitos estabelecidos do mundo de trabalho atual, torna verdadeiramente fácil começar a utilizar o software, especialmente no caso de novos funcionários. As imensas funções que o EPLAN oferece são bem estruturadas e claramente dispostas e a tecnologia de friso integrado permite uma utilização descontraída.”
Por vezes, o valor acrescentado pode estar nos detalhes, como considera Mi-
chael Noack, Administrador EPLAN na KSV, um fabricante de armários de controlo em Koblenz, na Alemanha. Uma das responsabilidades de Noack é realizar a manutenção dos dados globais. Ele analisou aprofundadamente a Plataforma EPLAN 2022 como “beta tester” e, na sua opinião, as funções de gestão do novo dispositivo são um evidente passo em frente: possibilitam agora que todas as propriedades de um dispositivo sejam guardadas dependendo da variante. “As propriedades técnicas podem agora ser representadas com maior variação e maior precisão na nova Plataforma EPLAN 2022”, explica. “Com o roteamento, por exemplo, agora é possível mapear corretamente os blocos de contacto auxiliares dos contactores cuja ligação altera a sua posição física dependendo da subestrutura.” Como resultado, o diagrama de ligação torna-se ainda mais preciso e, além de simplificar a engenharia elétrica, também torna o roteamento posterior dentro do armário de controlo ainda mais fácil.