EPL – Mecatrónica & Robótica Tel.: +351 210 997 456 · Fax: +351 211 381 390 info@epl-si.com · www.epl-si.com
PRECISÃO MAIS ALTA PARA APLICAÇÕES GUIADAS POR FORÇA Os processos guiados por força como a união, flexão e inserção controladas, além de tarefas de produção, como polimento e montagem de peças, devem atender aos mais altos requisitos de qualidade. A força efetuada numa peça de trabalho é sempre mantida de forma segura para tolerâncias específicas, por forma a evitar deformação ou inclinação da peça. Os robots Epson com sensores de força e torque automatizam eficientemente até as tarefas mais desafiantes, que até agora eram realizadas manualmente. Ao manusear componentes sensíveis, a capacidade de ensinar o robot, em conjunto com sistemas de processamento de imagem, é insuficiente para atingir o resultado desejado. Aqui é vantajoso reconhecer as mudanças de força menores e reagir de acordo.
robótica
88
informação técnico-comercial
Sistemas de sensor de força para robots com sensibilidade Vantagens: • Conformidade assegurada com tolerâncias especificadas e forças de pressão; • Evitar danos e desgaste em peças e máquinas; • Automação eficiente de tarefas complexas e desafiadoras; • Maior flexibilidade – sem mudança de dispositivos ou posições ensinadas; • Redução de inspeções de qualidade subsequentes com correções mínimas.
COMBINAÇÃO ÚNICA: ALTA RIGIDEZ E SENSIBILIDADE O sensor de força piezoelétrico Epson impressiona com a sua alta rigidez simultânea e comportamento de resposta excecional. Ele garante uma alta gravação de força e torque em todos os 6 graus de liberdade, com uma sensibilidade ao ruído extremamente baixa. Alta rigidez Os sensores de força Epson são particularmente robustos e duráveis, e possuem uma excecional resistência ao choque e à temperatura. Mesmo em força significativa e forças de torque, o deslocamento de sensores é mínimo.
O sensor de força Epson é instalado entre os terminais dos robots. Pode capturar forças e torques nas três direções espaciais. O controlador de força do sensor fornece dados de medição – forças e torques – tanto para o controlo do robot Epson como para o utilizador.
Alta sensibilidade Em comparação com os produtos concorrentes, o ruído digital nos sensores Epson é extremamente baixo com apenas 0,035 N. Isso resulta numa resolução de medição de apenas 0,1 N com componentes XYZ. Este nível de valor medido permite que as forças sejam captadas com uma sensibilidade superior. Ruído digital Sensores EPSON
Nível de medição exato: 0.1 N
ruído digital
Concorrência
3N
ruído digital
Para diferentes robots da Epson e condições ambientais Os sensores de força e torque da Epson atendem a requisitos de aplicações únicos, com robots SCARA de 6 eixos. Além disso, também podem ser utilizados com robots de versões de robots cleanroom – e em particular para robots da série C8.
Componente de força 250 [N] baixa distorção Sensor de força
Epson Spider RS Series
Robot Epson Prosix Série N2 de 6 eixos
Componente de torque 18 [Nm] baixa distorção Sensor de força Robot Epson G Série SCARA
Robot Epson de 6 eixos – Prosix Séries C4 e C6