88
informação tÊcnico-comercial
indĂşstria alimentar e agroalimentar – a tecnologia ao serviço da conexĂŁo elĂŠtrica “NĂŁo quero, sequer, ter de me preocupar com issoâ€?!
Este ĂŠ o requisito principal que os responsĂĄveis tĂŠcnicos das unidades fabris da indĂşstria alimentar e agroalimentar tĂŞm quando se trata de ligaçþes mĂłveis de energia e dados (tomadas e fichas de corrente, de comunicação de dados e controlo.) Mas, na realidade, todos sabemos que uma pode pĂ´r em risco a continuidade de produção e a segurança fĂsica das pessoas e dos equipamentos. Vejamos entĂŁo, listando os pontos crĂticos, as tecnologias existentes para evitar problemas de segurança. Precisamos de conetores estanques, robustos, resistentes a quĂmicos, adequados a ambientes extremos, fĂĄceis de manusear em segurança, com encravamentos que evitem de operaçþes longa.
AMBIENTES HĂšMIDOS E CORROSIVOS alvĂŠolo ĂŠ, como se sabe, muito exposta aos que acabam por atacar o metal e criar pontos
www.oelectricista.pt o electricista 59
quentes na conexĂŁo, acabando por queimar os conetores ou fazer colar (fundir) os pinos. ! " " # $ %& mais condutivas e resistentes do que o cobre)
' * alvĂŠolo que, quando a tomada nĂŁo estĂĄ a ser disco protetor, evitando a entrada de poeiras '
O contacto topo-a-topo (em pressão) tambÊm se autolimpa a cada operação. Tudo + / após anos de uso.
LAVAGENS REGULARES MUITO PROFUNDAS 0 vitĂĄvel pensar em lavagens e limpezas com jatos de ĂĄgua, vapor quente, quĂmicos, entre outros. 1 2346 ciente quando entram os jatos de ĂĄgua em ' $ 1 tir ao vapor ou aos quĂmicos. 7 # 2388:238; te, ao fazer a ligação ou ao empurrar a tampa 238<= + >?@ !' Ă&#x2030; muito importante esta função nĂŁo requerer a participação do funcionĂĄrio da limpeza, porque evita esquecimentos e inexperiĂŞncia. A ' 0