EML-AJ: máquina combinada laser fibra/punçonadora reduz custos por peça
robótica
AMADA Tel.: +351 308 809 511 info@amada.pt · www.amada.pt
86
informação técnico-comercial
A nova máquina combinada laser de fibra e punçonadora desenvolvida pela AMADA é a solução ideal para qualquer empresa, esteja direcionada para a subcontratação ou para a produção OEM.
Esta máquina posiciona-se entre a gama básica e o topo de gama dentro deste segmento e oferece uma alta flexibilidade de processamento, ajudando as empresas a reduzir a necessidade de mão-de-obra, processos complementares e o custo total por peça. Entre as novas caraterísticas da EML-AJ, há várias inovações que ajudam a minimizar a intervenção do operador. Por exemplo, a nova EML-AJ oferece um trocador automático de bicos, um transportador de sucata automático, que permite uma produção contínua sem paragens desnecessárias, e um mecanismo de limpeza automático da zona de corte que substitui operações manuais de manutenção. Além disso é também possível equipar esta máquina combinada com um trocador automático de punções e matrizes (opcional), que permite expandir a capacidade da torreta de 44 punções e matrizes para até 220 punções e 440 matrizes. A EML-AJ permite uma produção muito estável graças, em grande parte, à fonte de laser de fibra de 3 kW, capaz de cortar facilmente materiais de 6 mm de
espessura. E para uma ainda maior fiabilidade e estabilidade de corte, esta nova máquina conta também com a bem conhecida estrutura de corpo em “O” patenteada pela AMADA. A inclusão do processo de punçonagem possibilita que operações de corte por arrombamento, estampagem e roscagem sejam realizadas de forma imediata. Neste campo, a funcionalidade P&F (Punching and Forming) evidencia-se e oferece operações de estampagem inversa, com o auxílio de um martelo de movimento ascendente que consegue aplicar 16 toneladas de força. A função P&F é standard na EML-AJ e permite produzir estampagens até 22 mm de altura sem distorção de chapa. Em última análise, a nova máquina combinada laser de fibra/punçonadora foi projetada para reduzir o custo por peça, particularmente em comparação com os modelos CO2. A nova EML-AJ não se limita a oferecer velocidades de corte mais elevadas em comparação com os seus equivalentes de CO2, uma vez que oferece também a capacidade de cortar materiais mais “desafiadores” como latão, cobre e titânio.
Em relação a soluções de automação estão disponíveis múltiplas opções de carga e descarga de chapa, incluindo sistemas flexíveis de descarga e paletização de peças. No entanto, o seu design exclusivo permite também que uma célula EML-AJ, totalmente automatizada, seja facilmente alimentada manualmente. Caso a automação não seja uma necessidade, a EML-AJ pode ser usada, simplesmente, como um centro de produção independente, podendo ser sempre mais tarde automatizada sem necessidade de elementos de proteção adicionais. Outro recurso exclusivo da AMADA. As trocas de ferramentas são também facilitadas através do design Z das torretas AMADA, que apresenta um desfasamento entre a torreta inferior e superior. O sistema automático de identificação de ferramentas proporciona um controlo e gestão de ferramentas, de forma digital, facilitando a sua manutenção. De facto há vários aspetos na conceção da EML-AJ que ajudam a minimizar os custos de manutenção. Por exemplo, a própria geração do feixe laser elimina a necessidade de elementos óticos e turboventiladores. Por último, mas não menos importante, os custos de funcionamento da EML-AJ são extremamente baixos. De facto, o laser de fibra de 3 kW é até 58% mais eficiente do que uma máquina equivalente em CO2. Além disso, a EML-AJ oferece um feixe de maior qualidade com taxas de absorção mais altas que resultam num corte mais rápido e eficaz. Tal como acontece com todas as máquinas combinadas de laser/punçonagem da AMADA, as vantagens inerentes incluem operações secundárias reduzidas e um design do produto com elevado potencial. A EML-AJ foi apresentada pela primeira vez na Europa, na EuroBLECH em 2018.