certificação de biocombustíveis sólidos mediterrâneos BIOMASUD®

Page 1

espaço cbe

certificação de biocombustíveis sólidos mediterrâneos BIOMASUD®

CBE – Centro da Biomassa para a Energia Tel.: +351 239 532 436 teresa.almeida@ centrodabiomassa.pt www.centrodabiomassa.pt

6

O desenvolvimento sustentável do mercado de biomassa para o aquecimento doméstico requer a implementação de sistemas de certificação de qualidade de biocombustíveis sólidos pelos produtores e distribuidores de biomassa. Esta implementação traduz-se na comercialização de biocombustíveis sólidos de qualidade constante, com ganhos quer a nível da eficiência dos equipamentos de aquecimento quer a nível ambiental, oferecendo confiança e uma garantia de qualidade ao consumidor final. O sistema de qualidade BIOMASUD® foi desenvolvido especificamente para biocom‑ bustíveis sólidos, com um elevado potencial ou já comercializados nos mercados dos países mediterrâneos. Atualmente, no âmbito do projeto H2020 BIOMASUD PLUS (http://biomasudplus.eu) estão a decorrer auditorias para a obtenção do selo de quali‑ dade e sustentabilidade BIOMASUD de biocombustíveis sólidos em empresas de Por‑ tugal, Espanha, Itália, Croácia, Eslovénia, Grécia e Turquia. Em Portugal foi realizada a primeira auditoria piloto na empresa MARTOS & C.ª, loca‑ lizada na zona de Leiria. Esta empresa dedica-se à produção e comercialização de vários tipos de soluções em madeira (construção, paletes, pellets, entre outros). A sua ativi‑ dade gera uma grande quantidade de subprodutos (estilha, serrim e casca), utilizados como matéria-prima para pellets, em outras indústrias da madeira ou para a produção de energia. Atualmente, a quantidade de estilha produzida como biocombustível sólido para aquecimento é ainda muito baixa, no entanto, a empresa espera, a curto prazo, um cresci‑ mento deste mercado nos setores domés‑ tico e de serviços, daí o seu interesse no selo Biomasud®. A visita às instalações da MARTOS ocor‑ reu no dia 14 de março, sob a condução de uma equipa de inspetores da SGS. Paralela‑ mente procedeu-se à caraterização físico-quí‑ mica da estilha no Laboratório Especializado de Biocombustíveis Sólidos do CBE (LEBS. CBE), com o objetivo de verificar o cumpri‑ mento das especificações definidas no sis‑ tema de certificação BIOMASUD. Com base, quer nas condições encontradas na empresa, quer nas caraterísticas do biocombustível, a MARTOS encontra-se em condições de cumprir os requisitos do sistema de certificação de qualidade e sustentabilidade BIOMASUD para a estilha de madeira. O projeto BIOMASUD PLUS: Developing the sustainable market of residential Mediterranean solid biofuels é apoiado pelo programa europeu Horizonte 2020. É consti‑ tuído por um consórcio internacional de 11 entidades, que combinam conhecimento em áreas específicas: centros de investigação, associações nacionais de biomassa e entidades de comunicação. Este projeto está em desenvolvimento desde 1 de janeiro de 2016, tem um orçamento de 1971 610,00 € e a sua finalização está prevista para dezembro de 2018.

O sistema de qualidade BIOMASUD® foi desenvolvido especificamente para biocombustíveis sólidos, com um elevado potencial ou já comercializados nos mercados dos países mediterrâneos.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.