espaço cbe
projeto Biomasud Plus VISITA A EMPRESA INOVADORA NO APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DAS PODAS DE VINHA EM ITÁLIA A última reunião de acompanhamento do projeto H2020 Biomasud Plus: Developing the sustainable market of residential Mediterranean solid biofuels LXXT FMSQEWYHTPYW IY TXC48 XIZI PYKEV RE VIKMnS HI :IRI^E -XjPME
Teresa Almeida Centro da Biomassa TEVE E )RIVKME
Depois de uma profícua reunião de trabalho, os membros do consórcio tiveram a oportunidade de visitar a Agriviternergy, uma empresa inovadora que desenvolveu um modelo integrado de utilização das podas das vinhas da região. Esta empresa, que surgiu como iniciativa de uma cooperativa agrícola, conta com 10 anos de experiência a produzir e a fornecer energia térmica a partir das podas das vinhas. O processo começa pelo enfardamento deste material no campo, formato este que rentabiliza o seu transporte para o Centro de Logística e Comércio de Biomassa Agrícola da cooperativa. Neste local, os fardos ½ GEQ E WIGEV HYVERXI GMRGS QIWIW RYQE área coberta, sendo posteriormente estilhaçados, dando origem a um biocombustível sólido que vai alimentar as caldeiras instaladas pela própria empresa, que vende energia térmica (água quente) aos seus clientes. A Agriviternergy atua assim como uma Empresa de Serviços Energéticos, constituindo-se como um ótimo exemplo de economia circular na área da biomassa. Importa referir que por questões relacionadas com a qualidade do ar, no Norte de Itália não é permitido fazer queimadas a céu aberto. Adicionalmente, na próxima estação fria não WIVj TSWWuZIP GSQIVGMEPM^EV FMSGSQFYWXuZIMW WzPMHSW UYI RnS WINEQ GIVXM½ GEHSW IWXERHS IQ linha com o âmbito do projecto Biomasud Plus, cujo principal objetivo é melhorar o sistema HI GIVXM½ GEpnS HI UYEPMHEHI I WYWXIRXEFMPMHEHI TEVE FMSQEWWEW QIHMXIVVlRIEW &-3QEWYH®.
Neste local, SW JEVHSW ½ GEQ a secar durante cinco meses numa área coberta, sendo posteriormente estilhaçados, dando origem a um biocombustível sólido.
'&) ¯ 'IRXVS HE &MSQEWWE TEVE E )RIVKME Tel.: +351 239 532 436 geral@centrodabiomassa.pt á www.centrodabiomassa.pt 6