CASE STUDY
Análise Industrial da Weidmüller A BOGE utiliza a Análise Industrial da Weidmüller nos seus turbocompressores de alta velocidade para a produção de ar comprimido isento de óleo. O software de análise da Weidmüller é um elemento do BOGE Analytics, um pacote de serviço da Indústria 4.0 para a avaliação inteligente de dados operacionais.
O software de manutenção de prevenção deteta atempadamente erros e desvios críticos nos parâmetros tecnológicos, sendo que os resultados operacionais de todas as soluções de ar comprimido da BOGE são utilizados na avaliação de dados.
Figura 1. Os dados do software de análise são processados diretamente no compressor IPC. Os dados são visualizados através de um ecrã do browser para poderem ser observados e avaliados num tablet ou num dispositivo semelhante.
N
a Feira de Hannover de 2018, a Weidmüller apresentou uma aplicação de Análise Industrial em direto, onde foram exibidos, diretamente no expositor da feira, os benefícios para as empresas de construção de máquinas e para os utilizadores finais. Apresentaram o HST 220 (High Speed Turbo), um compressor de elevado desempenho do fabricante de compressores BOGE que utiliza o software de Análise Industrial para a manutenção de prevenção da Weidmüller com o objetivo de detetar erros e anomalias operacionais. O software de análise é um elemento do BOGE Analytics, um pacote de serviço da Indústria 4.0 utilizado para a avaliação inteligente de dados operacionais. O destaque da aplicação em direto é a análise dos parâmetros que podem ser diretamente ajustados na máquina. Isso significa que os visitantes podem ajustar o sistema de refrigeração, por exemplo de forma a simularem problemas no motor. O software de análise da Weidmüller deteta rapidamente as
86
MANUTENÇÃO 137
condições da estrutura alteradas e utiliza um algoritmo de previsão especial para prever a nova probabilidade de falha devido à manipulação e para alertar o utilizador da máquina no caso de uma falha potencial. Os dados do software de análise são processados offline, diretamente no compressor IPC, onde os dados são visualizados através de um ecrã do browser, o que significa que podem ser observados em diferentes dispositivos finais no expositor da feira. Os novos compressores HST da BOGE representam um marco importante no desenvolvimento de produção de ar comprimido, isento de óleo de classe 0. As áreas de aplicação dos compressores HST da BOGE incluem as indústrias farmacêutica e alimentar, oficinas de pintura industrial e produção de semicondutores. Em todas as áreas de aplicação, as consequências da inatividade da máquina podem ser catastróficas. A prevenção de erros é um pré-requisito para a fiabilidade acrescida do processo e para a gestão de energia ideal para os clientes. Por
essa razão, a BOGE continua a impulsionar a sua estratégia Compressed Air 4.0 nas áreas de serviço e manutenção. A BOGE utiliza software de manutenção de prevenção da Weidmüller para a deteção de potenciais erros e anomalias operacionais antes da ocorrência dos mesmos. Esta solução de software inovadora é um elemento do BOGE Analytics, o pacote da Indústria 4.0 para avaliação e utilização de dados inteligentes. O pacote de software também inclui a solução da BOGE para uma monitorização remota do estado do ar, o programa de Melhoria Contínua e a função de recuperação 24 horas. O software de manutenção de prevenção deteta atempadamente erros e desvios críticos nos parâmetros tecnológicos, sendo que os resultados operacionais de todas as soluções de ar comprimido da BOGE são utilizados na avaliação de dados. Desta forma, é possível fazer previsões relativamente aos requisitos de manutenção futura durante o funcionamento contínuo e planear quaisquer intervenções de serviço com a maior eficácia possível. Consequentemente, a BOGE substitui os componentes afetados antes da ocorrência prevista do dano, tornando os longos e dispendiosos períodos de inatividade num problema do passado. Com a manutenção de prevenção, a BOGE beneficia de um importante valor central para o fornecimento competitivo e contínuo de ar comprimido, de acordo com os padrões da Indústria 4.0.