86
informação técnico‑comercial
ABB instala posto de carregamento rápido para veículos elétricos, no Lidl A ABB forneceu um novo posto de carregamento rápido de veículos elétricos para uma nova loja Lidl em Barrandov, Praga. O posto de carregamento rápido Terra 53 CJG inclui uma aplicação ABB especial que usa as capacidades da oferta digital ABB Ability™, permitindo a monitorização e o controlo da rede de carregamento em CC. Este tipo de posto de carregamento tem sido instalado nas lojas Lidl em toda a Europa. Existem mais de 100 postos de carregamento a operar na Suécia, Alemanha, Holanda, Bélgica, Reino Unido, Eslováquia, Polónia, França, Suíça, Espanha e Hungria. A tendência de venda de veículos elétricos está a aumentar, e deverá continuar nos próximos anos. Em 2016, as vendas de veículos elétricos cresceram 40% em relação a 2015. Esta tendência deverá continuar nos próximos anos, incluindo o aumento do número de clientes que utilizarão os seus veículos elétricos para irem às compras. “O Lidl está a seguir na direção certa, o que mais cedo ou mais tarde irá inspirar todo o mercado retalhista. O carregamento de veículos elétricos nas grandes lojas, centros comerciais e escritórios será cada vez mais popular. Um veículo elétrico poderá ser carregado enquanto o condutor se encontra a fazer compras ou numa reunião. No entanto, os postos precisam de se tornarem mais potentes para encurtar o tempo de carregamento ao mínimo possível e para se adaptarem às necessidades dos clientes“, explica Tanja Vainio, Country Managing Director da ABB na República Checa. Existem mais de 5000 postos de carregamento da ABB a operar em todo o mundo. Os postos de carregamento da ABB cumprem 3 normas de carregamento internacionais - para o carregamento em CC CHAdeMO, que é o standard de carregamento rápido escolhido para o Kia Soul EV, Citröen, Mitsubishi EV, Peugeot e Nissan e a Combined Charging Solution (CCS) para a Mercedes-Benz, Daimler, Ford, Fiat Chrysler, General Motors, Porsche, Volkswagen, Volvo e agora o novo modelo 3 da Tesla, juntamente com o standard de carga CA (standard Tipo 2). Os www.oelectricista.pt o electricista 64
postos são, portanto, adequados para todos os tipos de carros elétricos disponíveis no mercado. A ABB está na vanguarda desta tecnologia, fornecendo cerca de 65% dos postos de carregamento rápido na Europa. Até agora, a empresa vendeu e instalou mais de 5000 postos de carregamento em CC em todo o mundo.
MENOS DE MEIA HORA DE TEMPO DE CARREGAMENTO Atualmente são usadas duas tecnologias para carregar veículos elétricos - carregamento em Corrente Alternada ou Corrente Contínua. A Corrente Alternada permite que
se carreguem os veículos dependendo da potência do carregador incorporado no próprio veículo. Assim, com os tamanhos de bateria de hoje, aqueles com carregadores de 3,6 kW serão carregados em 8 a 10 horas, as versões com carregadores de 7,2 kW - de 5 a 6 horas, e os modelos com carregadores de 22 kW no máximo - cerca de uma hora. O carregamento em CC é a tecnologia mais recente e está disponível para todos os veículos elétricos, permitindo o carregamento da bateria de 0 a 80% em cerca de meia hora. Devido às limitações tecnológicas das baterias e à sua tendência de sobreaquecimento, a última fase de carregamento ocorre com menor potência.
“O Lidl está a seguir na direção certa, o que mais cedo ou mais tarde irá inspirar todo o mercado retalhista. O carregamento de veículos elétricos nas grandes lojas, centros comerciais e escritórios será cada vez mais popular. Um veículo elétrico poderá ser carregado enquanto o condutor se encontra a fazer compras ou numa reunião. No entanto, os postos precisam de se tornarem mais potentes para encurtar o tempo de carregamento ao mínimo possível e para se adaptarem às necessidades dos clientes“, Tanja Vainio, Country Managing Director da ABB na República Checa.