Weidmüller com solução para otimizar a cablagem elétrica

Page 1

Weidmüller com solução para otimizar a cablagem elétrica

robótica

80

por Helena Paulino

reportagem

No passado dia 08 de outubro, a Weidmüller apresentou o novo Wire Processing Center e convidou os clientes a experimentar esta nova solução para otimizar a cablagem elétrica. O encontro decorreu no Hotel Tryp Melia Exponor, em Matosinhos e revelou-se um sucesso com a presença de um grande número de clientes e parceiros da Weidmüller.

A otimização e automação dos processos são cada vez mais importantes em todas as indústrias e atividades, por uma questão prática e de rentabilidade do tempo sobretudo nas atividades manuais mais demoradas. Para tentar responder a estas preocupações dos seus clientes, a Weidmüller tem trabalhado nestas áreas e desenvolvido soluções para cada etapa de trabalho reduzindo o tempo despendido em cerca de 80%. E assim nasceu o Wire Processing Center, um sistema modular de montagem e marcação semi-automática de cabos para máquinas e impressoras para o processamento de cabos e que importa o que irá marcar diretamente do EPLAN e de outros programas CAE através do arquivo CSV. A verdade é que a montagem de cabos, a cablagem e marcação de cabos ainda são processos muito demorados apesar de já existirem sistemas totalmente automatizados para uma produção em larga escala. No entanto, nem todos

possuem um pormenor vantajoso e que encontramos no Wire Processing Center: componentes perfeitamente coordenados e alojados numa estação de trabalho móvel que pode ser movida e posicionada à medida das necessidades dos seus utilizadores. Esta é a vantagem principal do Wire Processing Center e que foi referida inúmeras vezes pelos responsáveis da Weidmüller aos seus clientes, e estes acederam que de facto era um aspeto que destaca o Wire Processing Center de todas as outras soluções. O Wire Processing Center engloba uma máquina de corte, uma máquina de descarne e cravação automática e ainda uma impressora de termotransferência. E existem sistemas de alimentação de cabos com enroladores de cabos diretamente no Wire Processing Center ou sistemas de alimentação a montante. No Wire Processing Center podem ser processados secções de fios de 0,5 mm2 a 2,5 mm2 (~AWG 20-14).

MONTAGEM PRÉAUTOMÁTICA DE CABOS O software é intuitivo no funcionamento e permite que o utilizador controle o processo de montagem e controle o processamento correto das etapas de trabalho individuais. Um conjunto de cabos semi-automatizado acelera o processo em até 80% até porque o cabo pode ser cortado automaticamente no comprimento correto, por exemplo enquanto os marcadores de cabo estão a ser impressos. Tudo o que o operador necessita de fazer é colocar os marcadores e inserir as extremidades do fio na máquina de descarne/ cravação automática. O ajuste é feito automaticamente pelo software, evitando erros de funcionamento. Os pedidos podem ser visualizados e filtrados num ecrã touch de 15” para que todos os pedidos com uma determinada secção do condutor, por exemplo, possam ser processados um após o outro, ou seja sem uma troca de bobinas. Mas o operador pode remover componentes individuais da sequência do processo como se a marcação fosse feita diretamente no painel posteriormente. O WPC oferece uma flexibilidade adicional, o que significa que todos os seus componentes também podem ser utilizados no modo autónomo nas suas respetivas


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.