Eficiência energética em silos de armazenagem de grãos
robótica
82
WEGeuro – Indústria Eléctrica, S.A. Tel.: +351 229 477 700 · Fax: +351 299 477 792 info-pt@weg.net · www.weg.net/pt
informação técnico-comercial
Solução WEG diminui o consumo de energia até 80% e melhora a qualidade do produto armazenado.
Para se manterem competitivas no mercado, as empresas necessitam de gerar ganhos em produtividade e a redução dos custos operacionais é uma ação constante, com enfoque nos custos com energia. De acordo com dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a distribuição média do consumo de energia elétrica na indústria brasileira tem 68,3% do seu total a ser consumido por motores elétricos, o que torna estes equipamentos num alvo estratégico em ações de redução de custos com energia elétrica. Com o objetivo de melhorar a produtividade, a Castrolanda Cooperativa Agroindustrial, na sua unidade de Castro (PR), contou com a WEG com o seu parceiro Concept Arapoti e a empresa Agroindustrial Rezende para realizar um projeto de eficiência energética nos silos de armazenagem de grãos.
A solução foi implantada em 19 silos de armazenagem de grãos da Cooperativa e entre os produtos armazenados estão trigo, milho e soja. Os resultados foram efetivos na economia de energia, melhoria da qualidade do produto, funcionalidade do sistema e ganhos produtivos.
SOLUÇÃO A solução consiste na substituição do motor antigo, com rendimento padrão, pelo Motor WEG W22 Magnet, acionado pelo Conversor de Frequência CFW11 interligado ao controlador de Ventilação EF-ENERGY, não sendo necessária a substituição do sistema de termometria (sensores e cabos) usualmente já presentes nos silos. O Controlador de Ventilação permite a seleção do tipo de produto (grão) no silo, identifica a sua temperatura e nível e envia um sinal ao Conversor de Frequência para o controlo de vazão no conjunto Motor/ Ventilador. Fornecer exatamente a ventilação que o produto precisa é a razão da enorme economia obtida. O controlador também analisa a temperatura e humidade do ambiente para definir a ventilação ideal para a aplicação.
APLICAÇÃO A solução de eficiência energética foi aplicada após o abastecimento de cada silo com os produtos: trigo, milho e soja. Para obter igualdade na comparação foram mantidas as condições anteriores do processo, como o nível dos grãos, tempo de arejamento, potência do motor e especificação dos ventiladores. As medições foram realizadas com um analisador de energia para comparação do consumo entre o motor tradicional e após a implantação da solução de eficiência energética.
RESULTADOS Conforme comprovado nas medições, o projeto proporcionou uma substancial economia de energia elétrica: t Redução de 40% no consumo de energia elétrica no armazenamento de trigo; t Redução de 71,9% no consumo de energia elétrica no armazenamento de milho; t Redução de 82,3% no consumo de energia elétrica no armazenamento de soja.
* Valor de economia com os silos em 100% de sua capacidade. “A otimização dos equipamentos, redução do consumo de energia, qualidade no grão armazenado e o melhor controlo via IHM** das configurações do sistema são os principais benefícios após a implantação desta solução”, afirma Fabio Celso Borba, Supervisor de Manutenção da Castrolanda. ** IHM: Interface Homem-Máquina. Para Fabio Celso Borba, o relacionamento com a WEG também foi outro ponto de destaque neste projeto. “Foi muito positivo visto a disponibilidade constante em procurar resolver os nossos problemas da melhor forma possível além do esclarecimento das dúvidas quanto ao funcionamento do sistema”.