Nova ROBOSHOT α-S450iA já em funcionamento em Portugal na KLC
robótica
76
FANUC Iberia S.L.U. – Sucursal em Portugal Tel.: +351 220 998 822 info@fanuc.pt · www.fanuc.pt
case study
Apresentada no final de 2018, a nova ROBOSHOT α-S450iA encontra-se já em funcionamento na Europa na KLC
Algumas semanas antes do lançamento Europeu (na Feira FAKUMA em outubro de 2018), a KLC foi a primeira empresa do continente europeu a encomendar a nova ROBOSHOT α-S450iA, máquina elétrica para moldação por injeção elétrica de alta precisão da FANUC que é distribuída na Península Ibérica pela empresa AGI – Augusto Guimarães & Irmão, Lda. De realçar que a KLC já encomendou a segunda unidade deste modelo, máquina esta que será instalada nas próximas semanas. A KLC é uma empresa especializada na produção de peças injetadas de valor acrescentado em processos de acabamento cosmético e de montagem que, desde 1993, atua nos setores mais rigorosos da indústria automóvel com componentes incorporados nos mais conceituados OEMs, com presença ainda no setor da eletrónica de consumo e do healthcare. O alto nível de exigência dos seus processos leva a KLC a recorrer a tecnologias de ponta, e a preferência pela nova ROBOSHOT α-S450iA está relacionada com resultados anteriormente adquiridos com máquinas FANUC ROBOSHOT de tonelagem inferior, muito devido às vantagens que esta série de máquinas oferece como a precisão dos seus servomotores, construção mecânica e o seu consumo energético.
“A Roboshot oferece, além das caraterísticas enumeradas anteriormente, a possibilidade de ser equipada com fusos Ultra. Neste projeto, em particular, vamos trabalhar com grandes cargas de fibras e minerais e, portanto, esperamos obter da ROBOSHOT α-S450iA uma maior longevidade, menor manutenção, menor consumo elétrico e uma grande estabilidade de processo”, refere Pedro Colaço, Gerente da KLC. Agora em tonelagens de maior capacidade, a nova ROBOSHOT α-S450iA (tem 2 modelos: Standard Injection Capacity e High Injection Capacity) foi apresentada ao público pela primeira vez na Feira FAKUMA – International trade fair for plastics processing em Friedrichshafen, na Alemanha. A ROBOSHOT α-S450iA tem uma força de fecho de 4500 kN (e opção de
5000 kN), um volume de injeção máximo de 2827 cm3, uma distância entre coluna de 920 mm x 920 mm, e permite uma altura máxima do molde de 1000 mm, isto tudo utilizando o mesmo sistema CNC FANUC que carateriza toda a linha ROBOSHOT. Para Pedro Colaço, Gerente da KLC, o investimento em máquinas de moldação por injeção elétrica de alta precisão FANUC justifica-se uma vez que: “A KLC injeta componentes em polímeros de engenharia que necessitam de uma grande estabilidade dimensional. As especificações são bastante exigentes e as janelas de processamento tendem a ser bastante estreitas. Isto porque a maioria das peças interagem com outras em sistemas montados. Fornecemos também peças com desempenho ótico. Por outro lado a KLC é também especialista em acabamentos cosméticos e alguns destes processos, nomeadamente a lacagem e o PVD, necessitam de superfícies livres de defeitos”. De realçar ainda que “A Inteligência Artificial está a ser testada e as primeiras indicações são bastante boas.”
MÁQUINAS ROBOSHOT A FANUC ROBOSHOT permite aplicar a tecnologia de ponta de precisão CNC de torneamento e fresagem à moldagem por injeção elétrica. Como resultado obtém-se uma maior aceleração, uma precisão máxima dos movimentos e tempos de ciclo extremamente curtos na produção consistente de grandes quantidades de peças de alta qualidade. Esta máquina tem também o consumo de energia mais baixo do mercado: a tecnologia servo superior e a recuperação de energia inteligente da FANUC reduzem o consumo de energia da ROBOSHOT em 50 a 70% em comparação com as máquinas hidráulicas, e em 10 a 15% em comparação com máquinas elétricas de outros fabricantes.