Transmissão de energia com Óleo-Hidráulica
robótica
74
Movicontrol, S.A. Tel.: +351 219 413 500 comercial@movicontrol.pt · www.movicontrol.pt
informação técnico-comercial
Há várias décadas que se utiliza a Óleo-Hidráulica como forma de transmitir energia. No entanto, as soluções atuais atingiram performances bastante melhoradas em relação às obtidas no início.
A evolução é o resultado de um contínuo aperfeiçoamento construtivo de todos os componentes constituintes de uma instalação, na procura de novas capacidades. O empenho dos fabricantes em projetar e construir elementos cada vez mais eficientes, resulta do facto de se procurar aumentar os campos de aplicações e a procura de soluções que resultem num alargamento de mercado. Deste modo, atualmente, a Óleo-Hidráulica está presente em quase todas as indústrias. Os resultados dos melhoramentos conseguidos nos componentes são: t Componentes mais compactos; t Melhores rendimentos; t Redução dos preços. Razões para utilizar a Óleo-Hidráulica na transmissão de energia: t Possibilita soluções para uma vasta gama de potências; t Instalações compactas, mesmo para elevadas potências; t Facilidade de obtenção de movimentos lineares ou circulares;
t t t t t t t t
Simples reversibilidade dos movimentos; Grande precisão no estabelecimento de limites; Sensibilidade no manuseamento de cargas; Acelerações positivas e negativas com progressividade variável; Liberdade no posicionamento dos componentes; Soluções anti-deflagrantes; Grande resistência a ambientes fortemente poluentes; Baixo desgaste pela eficiente lubrificação.
FUNCIONAMENTO DE UMA TRANSMISSÃO A potência a transmitir, pelo fluido, óleohidráulico, depende de duas grandezas: débito e da pressão. O débito determina a velocidade e a pressão determina a força nos movimentos lineares ou binários nos movimentos circulares. A bomba recebe o óleo de um tanque e pressiona-o para a tubagem
em direção ao motor linear ou rotativo. O óleo pressurizado é regulado através de válvulas para o valor pretendido para que o motor realize a função pretendida. As regulações são efetuadas através de válvulas de pressão para limitação das forças ou binários, ou dos débitos para a obtenção das velocidades requeridas. A direção dos movimentos é selecionada por intermédio de válvulas que conduzem o fluido para a entrada pretendida do recetor. Os recetores, motores rotativos ou lineares, os cilindros hidráulicos são dimensionados de acordo com binário ou força pretendidos. Em instalações de maior exigência, as regulações poderão ser efetuadas na própria bomba, ou nas válvulas de regulação através de comando elétrico ou eletrónico. Estes tipos de comando possibilitam a utilização de autómatos e, deste modo, realizam as tarefas mais complexas. A Movicontrol, S.A. comercializa uma gama completa de componentes das mais conceituadas marcas mundiais e uma equipa de engenharia para projetar, construir e assistir quaisquer instalações hidráulicas.
COMPONENTES PRINCIPAIS DE UMA TRANSMISSÃO HIDRÁULICA
Elemento transformador de energia mecânica em hidráulica
Elementos de regulação e controlo
Elemento transformador de energia hidráulica em mecânica
BOMBA
VÁLVULAS
MOTOR