Editorial

Page 1

EDITORIAL

Para a maioria das empresas industriais torna-se cada vez mais difícil manter os hoje já considerados como “velhos” processos ŞųŅÚƚƋĜƴŅŸţ eŸ Ƌų±ÚĜÏĜŅűĜŸ ±Ĭ±ƴ±ĹϱŸ Úå ŞųŅÚƚƋĜƴĜÚ±ÚåØ ŧƚå ĵ±ĹƋĜĹʱĵ ±Ÿ åĵŞų埱Ÿ ÏŅĵŞåƋĜƋĜƴ±ŸØ ģ´ ĹÅŅ ŸÅŅ ĵ±ĜŸ ŸƚĀÏĜåĹƋåŸţ Torna-se necessário encontrar e implementar novas “ferramentas” que permitam criar valor e tornar as empresas mais ágeis e produtivas.

M

EW S UYI ³ UYI MWWS WMKRMǻGE I quais são as soluções possíveis? O aumento da taxa de digitalização que nos levou à 4.ª Revolução Industrial, está a criar enormes oportunidades TEVE EW IQTVIWEW EWWMQ GSQS HIWEǻSW Dispositivos sensorizados e monitorizados, interligados entre si, tecnologias de armazenamento de dados e análises avançadas capacitam as organizações com informações que levam a processos de decisão mais sustentados e que permitem uma melhor rentabilização das capacidades produtivas das empresas. Como todos sabemos, a automação e a capacidade de monitorizar os equipamentos melhoraram a produtividade nas últimas décadas. No entanto, na era digital, a próxima grande melhoria decorre de operações colaborativas. Numa cadeia logística integrada, todos os dispositivos e sistemas estão interligados entre domínios e setores. Os clientes e fornecedores têm agora de trabalhar em conjunto para otimizar todo o processo produtivo e otimizar a Gestão dos Ativos, nomeadamente através de uma manutenção alinhada com os objetivos de negócio das

2

MANUTENÇÃO 138/139

empresas e assumindo uma importância estratégica. Vem isto a propósito dos temas tratados no Euromaintenance 4.0, que teve lugar entre os dias 24 e 29 de setembro passado, em Antuérpia (Bélgica) e organizado pela BEMAS (Associação Belga de Manutenção) em nome da EFNMS. Nessa conferência, além de se realçar a importância da Manutenção 4.0, foram apontados caminhos e apresentadas evidências da evolução da atividade de 2ERYXIR±­S 4W HIWEǻSW W­S QYMXSW QEW SW resultados começam a aparecer. ĞďƐ %±ƒ±ØƐ a±ÏĚĞĻåƐ Xå±ŹĻĞĻďØƐ ƣďķåĻƒåÚƐ å±ĮЃDžØƐ ĞÆåŹĝ{ĚDžžĞϱĮƐ Džžƒåķž, Manutenção 4.0 são expressões que se tornam já normais no léxico dos decisores da Manutenção. Nas próximas Jornadas de Manutenção, organizadas pela APMI, a terem lugar durante a EMAF na EXPONOR em Matosinhos, no próximo mês de novembro, estes grandes temas serão abordados e discutidos. Hoje SW HIWEǻSW UYI RSW W­S GSPSGEHSW RE IVE da digitalização dos processos não podem WIV MKRSVEHSW ­S HIWEǻERXIW QEW ³ YQ caminho que nos abre um novo mundo de oportunidades! M

Luís Andrade Ferreira Diretor

ŇķŇƐƒŇÚŇžƐž±ÆåķŇžØƐ a automação e a capacidade de monitorizar os equipamentos melhoraram a produtividade nas últimas décadas.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.