Nova geração de robots móveis na logística

Page 1

robótica

66

O mercado dos robots colaborativos encontra-se em acentuada ascensão com mais e mais empresas a procurar melhorar a produtividade e a eficiência.

EPL – Mecatrónica & Robótica

DOSSIER SOBRE AUTOMAÇÃO E ROBÓTICA NA LOGÍSTICA

Nova geração de robots móveis na logística

O papel dos robots será cada vez mais essencial no mundo da logística, principalmente devido às expetativas no comércio eletrónico. Devido à complexidade do trabalho da logística a maior parte do manuseamento de produtos é efetuado ainda manualmente. A introdução da robótica na logística permite cada vez mais automatizar as tarefas de armazém através de uma nova geração de robots colaborativos que podem ver, mover e relacionar, bem como trabalhar em tarefas de precisão junto com humanos. Esta forma de trabalho será cada vez mais usada e a longo prazo mais económica. Um colaborador de armazém na maior parte do tempo tem que andar de um lado para o outro para poder colocar os itens em ordem. Pode andar kms num só dia, dependendo do tamanho das instalações. Para poupar tempo e reduzir as deslocações efetuadas no período de trabalho, surgiram os robots móveis. A nova geração avançada de robots móveis chega ao mundo da logística como sinónimo de aumento de produtividade para as empresas – o retorno de investimento, nalguns casos, é bastante rápido, normalmente num período inferior a um ano. Os colaboradores não necessitam mais de despender tempo do seu dia para transportar itens ao longo da fábrica. Essas tarefas rotineiras e pesadas podem ser facilmente controladas por robots que se deslocam e contornam obstáculos, emitem mensagens de som e luz, e que trabalham em colaboração com as pessoas. Os colaboradores das empresas podem assim ser alocados a tarefas de maior valor nas mesmas ou até mesmo centraliza-

dos em salas para controlo dos robots através de computadores ou, inclusive, smartphones ou tablets. O facto destes robots poderem ser colaborativos e já possuírem sistemas de paragem súbita, permitem às empresas automatizar as suas tarefas de transporte interno com total segurança. A sua nova tecnologia possibilita ainda que os robots mapeiem automaticamente a sua área de trabalho, dando a possibilidade de criar mapas do espaço e de importar ficheiros. O sistema operativo destes avançados robots móveis está desenhado de forma simples para que qualquer pessoa possa ter a oportunidade de os conseguirem programar mesmo sem qualquer formação em robótica, dando, assim, a infinita possibilidade para poderem ser usados em qualquer atividade que requeira mobilidade. Outra vantagem desta nova geração de robots móveis na logística é a possibilidade de poderem ser adicionados módulos verticais ou horizontais e do seu transporte interno poder dar-se através de três possibilidades: o transporte interno de um ponto A para um ponto B – a chamada opção tipo “Mail”, que permite que a colaboração com as pessoas se dê apenas no local de partida ou de chegada, eliminando deslocações de pessoal e permitindo poupanças, nalguns casos, na ordem dos 50%, mesmo com o investimento em prateleiras ou gancho para reboque; e as opções de transporte interno tipo “Táxi” – em que o robot móvel vem ter consigo a um determinado ponto – e também tipo “Bus” – com uma rota específica, parando em todos os pontos da linha. Como são colaborativos, os robots móveis são ideais para ambientes onde existem interação com as pessoas, estando a segurança completamente assegurada. Rapidamente o retorno de investimento e o acréscimo de produtividade são atingidos e, dadas as inúmeras possibilidades de combinação com outras estruturas, nomeadamente para reboque ou até mesmo juntando outros robots colaborativos (braços robóticos sem necessidade de grelhas de segurança), são fascinantes as combinações crescentes para o seu uso na logística.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.