António Mexia Santos, Administrador do Hotel TRYP Coimbra: “historicamente, a eficiência e sustentab

Page 1

66

dossier sobre auditorias / certificação energética

“historicamente, a eficiência e sustentabilidade estiveram na génese do Hotel TRYP Coimbra”

por André Manuel Mendes

A eficiência e sustentabilidade energéticas têm um papel cada vez mais preponderante em diversos tipos de habitações e instalações. A procura por soluções que respondam às suas necessidades e que, simultaneamente, sejam energeticamente eficientes e com preocupações ambientais, mostra o compromisso das unidades hoteleiras em tomar uma posição no caminho para um mundo mais sustentável.

oe: Quais as principais medidas adotadas pela administração para a criação de um hotel eficiente, sustentável e amigo do am­ biente? Em termos de aquisições e modificações na estrutura do hotel, o que mudou e está a mudar? AMS: Historicamente, a eficiência e sustentabilidade estiveram na génese do Hotel TRYP Coimbra, dando os seus primeiros passos logo na abertura. Desde o início da operação que dispomos de sensores de movimento para a iluminação, baterias de condensadores, GTC (Gestão Técnica Centralizada) e redutores de caudal nas torneiras. Destaque-se também os comportamentos de boa utilização de todos os elementos que consomem energia, pois há quem diga e bem que a melhor forma de poupar energia é carregar no botão de desligar. Estas preocupações não se circunscrevem à administração, trata-se aliás de um esforço de equipa dos mais de 40 colaboradores, com especial destaque ao chefe de manutenção, sem o qual a aplicação destas medidas revelar-se-ia impossível. O despertar para a vertente ambiental chegou mais tarde e de forma paulatina, tendo inicialmente resultado apenas de uma externalidade positiva das boas práticas e investimentos. Hoje a consciência ambiental é uma presença constante nas preocupações do nosso hotel, prova disso mesmo é que as medições de final do mês não se limitam a kWh e euros, mas também a indicadores como as tep ou Kg de CO2.

Figura 1.

Em entrevista à revista “o electricista”, António Mexia Santos, administrador do Hotel TRYP Coimbra, explicou o trabalho desenvolvido e as soluções implementadas para tornar este empreendimento num hotel energeticamente eficiente.

Figura 2. Evolução das emissões de CO2 desde 2013 até 2017.

Revista “o electricista” (oe): Para uma noção real do trabalho desenvolvido no que respeita à eficiência e também certifica­ ção energética, como é constituído e qual a dimensão do Hotel TRYP Coimbra? António Mexia Santos (MAS): O Hotel TRYP Coimbra foi inaugurado em 1994 e conta com 133 quartos distribuídos por 7 pisos. Dispõe de 8 salas de reunião, um amplo lobby, restaurante e bar, além de 3 pisos de garagem com capacidade total de 100 lugares de estacionamento. No total são mais de 11 000 m2 área útil de pavimento distribuindo-se por 13 pisos.

No ano de 2010, estivemos no pelotão da frente nos primeiros passos da Certificação Energética, tendo então obtido a etiqueta de desempenho de classe energética A que comprovou categoricamente que estávamos no bom caminho. É muitíssimo gratificante olhar para o passado e contemplar a evolução destes anos, de onde viemos e onde queremos chegar. Já temos muitos euros e muitas horas de trabalho empregues neste esforço, no entanto consideramos que há sempre algo mais para fazer. Em meados de 2014, instalámos 30 coletores solares para AQS (Águas Quentes Sanitárias) e procedemos à troca da totalidade das

www.oelectricista.pt o electricista 64


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.