Os benefícios dos sistemas automáticos centralizados na lubrificação de rolamentos

Page 1

ESPECIAL › LUBRIFICANTES

Os benefícios dos sistemas automáticos centralizados na lubrificação de rolamentos SOLUÇÕES BIJUR DELIMON PARA DIVERSAS APLICAÇÕES.

São vários os estudos que apontam para uma lubrificação inadequada como a principal causa de falhas em rolamentos. As percentagens apontadas variam, mas é sempre esse o fator crítico das avarias deste componente mecânico.

Vantagens

O

s sistemas de lubrificação automática, monoponto ou centralizada, assumem assim um papel importante neste desafio crítico aos Departamentos de Manutenção: como garantir a quantidade de lubrificante certa, e no momento certo. O excesso de lubrificação cria riscos de segurança ou ambientais, enquanto pouca lubrificação causa atrito e desgaste no rolamento. Assim, os técnicos de manutenção buscam sistemas e métodos que permitam manter os equipamentos na “Zona de Lubrificação Ótima”: os sistemas automáticos aplicam pequenas quantidades de lubrificante, frequentemente, enquanto o equipamento funciona. A lubrificação manual, por sua vez, facilita a contaminação do rolamento, causando desgaste e falhas prematuras. O desenho fechado de um sistema automático mantém os contaminantes afastados, permitindo uma maior vida útil do rolamento e um menor tempo de inatividade.

SISTEMAS “SINGLE LINE” Os equipamentos “Single Line” da Bijur Delimon são sistemas de lubrificação a óleo de baixa pressão, projetados para máquinas leves ou médias que exigem até 100 pontos

64

MANUTENÇÃO 137

de lubrificação. Dois tipos de sistemas (manual e automático) estão disponíveis para atender a praticamente qualquer aplicação industrial: 1. Os sistemas manuais são ideais para máquinas que podem ser lubrificadas ocasionalmente por um sistema de descarga de óleo, operado manualmente e intermitentemente alimentado; 2. Os sistemas automáticos são ideais para máquinas que exigem uma descarga ininterrupta de óleo, seja com um tempo regular ou contínuo. Os sistemas automáticos são acionados por um mecanismo de temporização independente ou por um mecanismo de acionamento mecânico conetado ao equipamento que está a ser lubrificado.

São compactos, económicos e relativamente simples de operar e manter. O sistema é ideal para máquinas ou equipamentos que exibem clusters de rolamentos ou grupos de rolamentos bem configurados. Uma descarga precisamente controlada de óleo é fornecida a cada ponto, enquanto a máquina está em operação. O sistema fornece uma película limpa de óleo entre as superfícies críticas do rolamento para manter o atrito e o desgaste no mínimo. A vida útil das máquinas é estendida e a eficiência da produção é mantida.

SISTEMAS INJETORES DE DESLOCAMENTO POSITIVO Estes são concebidos para sistemas de lubrificação a óleo ou massa de baixa ou média pressão. Os sistemas precisos na entrega do lubrificante, sendo alguns modelos ajustáveis, ou seja, um único coletor de injetor pode ser usado para fornecer diferentes quantidades de óleo ou massa a diferentes pontos de fricção. Os injetores são, alternadamente, ativados e desativados em intervalos regulares. As descargas de óleo e massa ocorrem dos injetores quando o sistema atinge a pressão operacional.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.