Os drones estão aqui (em toda a parte!) para ficar

Page 1

robótica

62

Os drones são plataformas multiuso e multi-tecnologia. São uma inovação que se tornou possível pela combinação de uma variedade de avanços: materiais leves, sensores baratos, inteligência artificial, entre outros. O recente sucesso dos drones está ligado à sua capacidade, autonomia, flexibilidade e facilidade de operação num contexto em que os utilizadores são a componente mais criativa deste sistema, o qual deve ser descrito como “sistema sócio-técnico”. (Texto escrito segundo o antigo acordo ortográfico)

Co-Autor: Sandro Mendonça Professor Auxiliar, Departamento de Economia, ISCTE Business School

Autor: Ana Rita Batista Mestre em Economia da Empresa e da Concorrência, ISCTE Business School

Dossier sobre drones e robots: a 3.a idade high tech

Os drones estão aqui (em toda a parte!) para ficar

O drone é um autómato auto-transportado que até à viragem para o século XX era essencialmente caro, de grande porte e de aplicação essencialmente militar. Actualmente, estes artefactos mecatrónicos estão disseminados, sendo utilizados para fins recreativos e profissionais numa variedade crescente de nichos de interesse. O drone é definido como um objecto não tripulado e operado à distância, de forma manual, automática ou mista, navegando por smartphone, sensores ou satélites, podendo atuar em meio aéreo, aquático ou terrestre. Dependendo da sua configuração os dispositivos são conhecidos por UAV (Unmanned Aerial Vehicle), UACV (Unmanned Aerial Combat Vehicle), UUV (Unmanned Ground Vehicle), entre outros.

AS ÁREAS DE APLICAÇÃO Os drones são soluções para uma fantástica variedade de problemas com valor económico para os operadores económicos. Ao nível civil e utilitário os drones, enquanto abordagem aos desafios da robótica, têm vindo a ser aplicados em várias áreas de negócio. Por exemplo, tem sido especialmente produtiva a convergência dos drones com sectores tradicionais. No sector primário têm ajudado ao desenvolvimento da agricultura de precisão, como forma de sondagem de solos e monitorização de culturas contribuindo, desta forma, para o aumento da produtividade das plantações. Sob o ponto de vista da investigação científica, o drone tem sido alistado como nova valência de instrumentação em estudos de ordem ambiental, meteorológica, arqueológica, oceanográfica, geológica, entre outros. Destacam-se também as áreas aliadas à segurança e protecção civil, salientando a actuação do drone como ferramenta potenciadora do controlo de actividades marítimas, aéreas e terrestres, como a prevenção de incêndios, e a localização de vítimas em situações de catástrofe, entre outros. Na área de comunicação, o recurso a drones tem possibilitado o levantamento de imagens e vídeos de apoio a atividades publicitárias e cinematográficas. Na área de engenharia e construção, a utilização do drone tem possibilitado uma melhor gestão de infraestruturas e cadeias logísticas. Muitas empresas vão a todo o tempo descobrindo novos tipos de uso, e utilizando os drones como símbolo da sofisticação da sua actuação.

REGULAMENTAÇÃO A utilização recreativa e profissional dos drones está associada a desafios e riscos para a sociedade, no que respeita à privacidade, segurança e direitos do ser humano. O drone é revestido de equipamentos tecnologicamente sofisticados e está agregado à inteligência artificial. A utilização deste aparelho permite captar imagens, sons e localizações com precisão, podendo intercetar linhas de comunicação elétrica. A importância da existência de regulamentação associada ao uso de drones tem ganho importância no sentido de assegurar o direito à privacidade e à protecção de dados. O desenvolvimento desta recente tecnologia, tem criado um clima de tensão entre a necessidade de criar legislação capaz de superar as lacunas existentes e minimizar riscos, e apoiar os impactos positivos, impulsionadores do crescimento económico.

INDÚSTRIA DOS DRONES  O SURGIMENTO DE UM NOVO MERCADO As empresas de drones já são conhecidas há algum tempo como suporte a actividades militares, nomeadamente de defesa. A evolução desta tecnologia tem sofrido alterações na sua estratégia de oferta, estando actualmente mais focada não só em soluções de hardware mas também de software, mais sofisticadas e com incorporação de tecnologia de ponta, para fazer face à aplicação comercial dos aparelhos. O website eletrónico “Drone Industry Insights” disponibiliza informação associada à população de empresas envolvidas na indústria dos drones. O recurso ao índice discreto de concentração determinou a escolha de 4 operadores de mercado em estudo - a DJI, a Parrot, a Ehang e a 3DRobotics.

METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO O progresso tecnológico e a inovação têm ganho uma importância crescente. Não existe um indicador concreto como medida da inovação, no entanto as publicações científicas, as patentes de invenção, as marcas comerciais e o design têm sido considerados como indicadores da actividade inovadora no produto bem como do progresso técnico e científico no lado da oferta (indicadores de output). No lado da procura, a actividade inovadora é medida através do sentimento expresso pelos utilizadores da rede social Twitter (indicador de outcome).

A TRAJETÓRIA TECNOLÓGICA E AS FONTES DE INOVAÇÃO O mercado dos drones na perspectiva comercial tem apresentado um padrão de evolução crescente com início nos anos de 2011/2012. A análise das publicações científicas, das patentes


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.