CONSULTÓRIO TÉCNICO
Inspeções periódicas a ascensores a importância da informação contida na documentação do ascensor (continuação do último artigo) Eng.° Eduardo Restivo
Diretor Técnico da Entidade Inspetora de Instalações de Elevação do GATECI - Gabinete Técnico de Certificação e Inspeção, Lda.
Abordei, no último artigo, o tema da documen-
a.
A informação obtida (documentada ou não)
tação do ascensor e da informação nela contida
foi-nos fornecida com o único propósito de
que deve ser dada a conhecer ao inspetor de as-
assegurar que a inspeções periódica fosse
censores no ato da inspeção.
realizada com conhecimento completo da instalação e seus específicos ensaios;
Volto ao assunto, com a frase com outra vertente: a documentação do ascensor e a infor-
b. Sendo uma entidade inspetora reconhecida
mação nela contida deve ser dada a conhecer ao
pela DGEG e acreditada pelo IPAC temos cri-
técnico responsável pela manutenção para que
térios de idoneidade, imparcialidade e confi-
este saiba realizar os ensaios previstos em sede
dencialidade a cumprir;
de inspeção periódica ou interpretar alguma cláusula específica do ascensor quando este é instalado segundo um modelo submetido a um exame CE de tipo. Isto, porque foi rececionado por esta entidade inspetora um email em que determinada EMIE nos solicitava o exame CE de tipo de uma instalação da qual era responsável na sequência de uma cláusula por nós imposta. O ascensor modelo tinha sido instalado por outro Instalador/ prietário não constava o certificado de exame CE de tipo referido. Como a atual EMIE tinha por obrigação resolver a cláusula que não cumpria
© Freepik
EMIE, do processo do ascensor pertença do pro-
com o previsto nesse exame solicitou-nos o referido certificado. Como entidade inspetora de instalações de elevação não podemos aceder a essa solicitação. As razões que o justificam são aqui enumeradas por ordem decrescente de importância:
"(...) a documentação do ascensor e a informação nela contida deve ser dada a conhecer ao técnico responsável pela manutenção para que este saiba realizar os ensaios previstos em sede de inspeção periódica(...)"
65