Nova fronteira

Page 1

robótica

58

Após a emergência de Portugal nos últimos anos como um dos centros de produção em expansão da Europa, a Yamazaki Mazak abriu seu primeiro canal de vendas diretas no país com o objetivo de melhorar o acesso a máquinas-ferramentas e sistemas de automação de última geração.

Figura 1. A nova operação também coincide com o lançamento do mais recente centro de Mazak

especial sobre Tecnologia 4.0 para Máquinas e Ferramentas no Futuro

Nova fronteira

maquinagem de 5 eixos totalmente simultâneos da empresa – o CV5-500.

Com uma vasta gama de setores industriais, desde a indústria aeroespacial e automotiva até à energia limpa, moldes e subcontratação geral, a indústria transformadora portuguesa é vibrante e próspera. O período sustentado de sucesso, juntamente com planos de crescimento ambiciosos e vendas crescentes de exportação, levou a uma maior procura dos fabricantes por máquinas rápidas e de alta precisão que podem impulsionar a produtividade sem comprometer o espaço precioso. A Yamazaki Mazak tem um ilustre pedigree no fornecimento de máquinas para o mercado europeu e oferece uma variedade incomparável de escolha aos fabricantes, dependendo da sua aplicação específica. Atendendo ao crescimento intersetorial sustentado da indústria transformadora em Portugal, em maio de 2020 a Mazak tomou a decisão de abrir pela primeira vez um canal de vendas direta no país. A nova operação de vendas, que está sediada no Porto, irá desenvolver e melhorar o trabalho do distribuidor português de longa data da empresa, Normil, ao mesmo tempo que reforça o serviço oferecido aos utilizadores locais

da Mazak, tanto em termos de novas máquinas quanto ao suporte pós-venda. Armando Gonçalves, que tem mais de 17 anos de experiência na indústria de máquinas-ferramenta, vai liderar a nova operação de vendas diretas. A nova operação também coincide com o lançamento do mais recente centro de maquinagem de 5 eixos totalmente simultâneos da empresa - o CV5-500 - que foi desenvolvido para aqueles que são novos na maquinação de 5 eixos e também para aqueles com um pedigree no fabrico mais avançado de peças técnicas. O CV5-500 é único em sua categoria devido à sua construção de pórtico de alta rigidez com uma mesa de torção totalmente suportada que se desloca na direção do eixo Y sob a ponte, fornecendo uma solução de maquinação extremamente precisa e compacta. A máquina também apresenta um cabeçote com balanço constante recém-projetado para manter a rigidez da maquinação mesmo em toda a extensão do curso do eixo Z. É equipado com uma árvore de 12.000 rpm, capaz de um desempenho de pico de 18,5 kW e 119,4 Nm, tornando-o adequado para uma ampla gama de materiais. O CV5-500 oferece desempenho ágil, com taxas de deslocamento rápido de 36 m/min nos eixos X, Y e Z, e pode processar peças de trabalho de até Ø500 mm x H320 mm e até 200 kg de peso. Além disso, o sistema de protecção térmico mantém a precisão de corte estável aplicando compensação automática para combater as flutuações de temperatura. Dada a escassez de operadores CNC qualificados, para não falar dos desafios de distanciamento que o Covid-19 coloca, os fabricantes portugueses procuram cada vez mais novas soluções de automação para fazer face à procura. A facilidade de integração com a automação foi uma das principais atribuições

do projeto do CV5-500, a máquina pode ser facilmente suportada com uma variedade de soluções de automação devido à adição de uma porta de carga lateral, interface de robot e opções de interface de fixação hidráulica e pneumática. Crucialmente, o acesso à parte frontal da máquina permanece desinibido do equipamento de automação, o que significa que os operadores mantêm acesso conveniente para configurações com visibilidade total da operação de maquinação em todos os momentos. Com apenas 2.300 mm x 2.790 mm, a máquina é a máquina de 5 eixos mais compacta de sua classe, tornando-a ideal para fabricantes onde o espaço é escasso. Além disso, o CV5-500 está equipado com SmoothX CNC, a versão especializada de 5 eixos da Mazak com a sua tecnologia SMOOTH. Dada a natureza exigente das aplicações de fresagem na indústria de moldes e matrizes, o SmoothX apresenta uma gama de novas funções de programação MAZATROL, como Fresagem de bolso inteligente, que pode reduzir o tempo de maquinação em até 60% em comparação com os caminhos convencionais de ferramentas de deslocação. Programas de incremento fino, como maquinação de molde de forma livre, também beneficiam das novas funções, como Controle de canto Smooth; Controle de aceleração variável e Configuração da maquinação Smooth, que reduzem os tempos de ciclo. Armando Gonçalves acredita que o novo canal de vendas diretas da Mazak irá beneficiar os utilizadores de máquinas portugueses. “A abertura de um canal direto vai permitir-nos trazer novas máquinas e tecnologias ao mercado português com muito mais rapidez e, fundamentalmente, permitir-nos estar muito mais próximos dos utilizadores das máquinas, tanto no processo de venda como no pós-venda. A CV5-500 é apenas uma das muitas máquinas de última geração que apresentaremos aos utilizadores de máquinas à medida que os ajudamos a se tornarem melhores, mais rápidos e mais competitivos”. Para saber como pode levar sua maquinação a um novo nível, entre em contato com: info@mazak.co.uk.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.