56
dossier sobre comercialização de energia
NUNO AFONSO MOREIRA
“Portugal apostou num caminho de inovação no que respeita às energias renováveis”
por André Mendes
oe: Quando nasceu a empresa e qual a atividade desenvolvida no mercado nacional? NAM: A goldenergy nasceu em 2008 com a abertura do mercado liberalizado de eletricidade e gás natural. Satisfazer os nossos clientes é a nossa principal missão, por isso temos tido um crescimento constante nestes últimos anos. Por sermos uma empresa mais inovadora, estamos abertos a propostas mais dinâmicas, competitivas e a promover os melhores negócios com os nossos parceiros.
oe: Qual a sua opinião acerca da realidade das energias de origem renovável em Portugal? NAM: Portugal apostou num caminho de inovação no que respeita às energias renováveis, nomeadamente energia eólica. É um empenho que importa sempre elogiar uma vez que tornou Portugal um exemplo. De um país importador, tornamo-nos num país com uma vocação cada vez maior para a exportação de energia. Hoje assistimos a um incremento de novos projetos relacionados com a produção de energia por via solar, o que demonstra a vitalidade dos portugueses em tornar o setor das energias renováveis, um dos mais promissores na economia nacional.
A comercialização de energia em território nacional sofreu uma grande alteração de paradigma após a liberalização do mercado energético. A goldenergy posiciona‑se no mercado como um player no setor da comercialização de energia, e em entrevista à revista “o electricista”, Nuno Afonso Moreira, CEO da goldenergy, deu a conhecer o trabalho desenvolvido pela empresa e a importância dada à utilização de energias de origem renovável. Revista “o electricista” (oe): Como se apresenta a goldenergy ao mercado? Nuno Afonso Moreira (NAM): A goldenergy aposta em 4 vertentes fundamentais: inovação, preço, sustentabilidade e cliente. É uma empresa inovadora e a mais competitiva em termos de preços de energia. É uma empresa sustentável e que coloca as preocupações ambientes nas suas prioridades, por isso aposta na energia verde (toda a nossa energia elétrica é certificada). O cliente é a nossa paixão, está no centro de todas as nossas preocupações e é para ele que trabalhamos diariamente. www.oelectricista.pt o electricista 63
oe: Qual a importância dada pela goldenergy à promoção e utilização de energias mais limpas e verdes? NAM: No crescimento da goldenergy foi dada a maior importância na sustentabilidade energética. A nossa preocupação foi encontrar provedores que nos garantissem que a energia que compramos em mercado provém de energias renováveis. Hoje temos a certeza que encontramos os parceiros ideais nessa nossa exigência e afirmamos que a nossa energia é 100% verde.
oe: Quais as principais caraterísticas dos serviços da goldenergy direcionados para empresas e indústria? NAM: A goldenergy tem traçado um caminho de crescimento sustentável em todos os setores, desde os clientes particulares até aos clientes empresariais e industria. O último relatório da ERSE (Entidade Reguladora do Setor Energético) demonstra que temos crescido muito no setor empresarial, o que prova que estamos no caminho correto, estamos a crescer de forma sustentada, através de produtos adequados ao mercado português. A goldenergy conhece o mercado português como poucas empresas o conhecem e tem a grande vantagem de ser ágil e de se adaptar aos condicionalismos dos empresários nacionais. As nossas propostas estão direcionadas e ajustadas às necessidades de cada empresa individualmente. No setor doméstico já somos uma referência e passamos a sê-lo também no setor dos serviços e indústrias.