Weidmüller Iberia ajuda a salvar vidas com Impressão 3D
Weidmüller – Sistemas de Interface, S.A.
robótica
50
reportagem
A pandemia do novo coronavírus, designado por Covid-19, trouxe-nos diversos desafios a nível mundial, principalmente na área da saúde. Como resultado desta nova realidade, a escassez de material médico devido à elevada afluência de doentes aos serviços de saúde passou a ser uma preocupação global. Neste contexto, em diversos países foram várias as entidades e particulares que se juntaram para suprir as necessidades dos serviços de saúde através fabricação dos produtos mais procurados e menos disponíveis para enfrentar a atual situação de emergência sanitária.
A Weidmüller Ibérica aderiu a esta iniciativa sem fins lucrativos que coordena o fornecimento de equipamentos médicos para dar apoio ao setor da saúde durante a emergência da Covid-19 em Espanha. Para tal, a empresa participou com a impressão de peças plásticas para
ventiladores utilizando a sua impressora 3D (Hub ACSE). Nesta linha, a Weidmuller Iberia está a imprimir tubos e cotovelos para ventiladores em colaboração com o Consorci Corporació Sanitària Parc Tauli, com o objetivo de suprimir, a nível internacional, a falta de material médico nos hospitais, utilizando a tecnologia de Impressão 3D. O projeto 3Dcovid19.tech é composto por um grupo de empresas e particulares que têm um objetivo em comum, salvar vidas de forma voluntária sem procurar lucro. Esta iniciativa procura pessoas e entidades que tenham ideias que possam ajudar outras pessoas a dar maior segurança e, portanto, evitar a disseminação da Covid-19 nas seguintes áreas de coexistência: transporte público; edifícios públicos; hospitais e Centros de Saúde; lares de idosos; indústria de alimentos.
Para mais informações sobre este projeto pode consultar a página web em https:// webkyt.wixsite.com/3dcovid19.
WEIDMÜLLER ADOTA MEDIDAS PREVENTIVAS Tendo em conta o contexto de pandemia que vivemos a nível internacional, a Weidmüller tem vindo a adotar uma série de medidas em relação à prevenção de riscos associados à Covid-19, sempre em linha com as recomendações do governo e das organizações de saúde. Foram estabelecidos programas extensos de teletrabalho para que todo o pessoal, cuja presença nas instalações não seja essencial, e cujo trabalho possa ser realizado a partir de um computador conectado à rede, continue a trabalhar nas suas residências. Por fim, o armazém da empresa continua a processar os pedidos dos seus clientes. Para tal foram organizados dois turnos totalmente independentes e separados, que cumprem os rígidos controlos sanitários estabelecidos pelas autoridades. Da mesma forma, o stock da empresa continuará sendo reabastecido enquanto o transporte da fabricada Weidmüller na Alemanha não for alterado por alguma medida extraordinária.