WeAreCobots da Universal Robots, “a maior feira virtual de robótica colaborativa”

Page 1

WeAreCobots da Universal Robots, “a maior feira virtual de robótica colaborativa” “Não falamos apenas de vender robots mas acreditar que a nossa tecnologia possibilita que as coisas aconteçam”, Jürgen von Hollen

por André Manuel Mendes

Durante a sua apresentação deu a conhecer alguns números da realidade da empresa. Atualmente a UR está presente em 20 países com 29 instalações, conta com uma equipa de mais de 740 colaboradores de mais de 40 nacionalidades, 50% de market share e com um ecossistema de cerca de 1100 parceiros em diversos mercados, incluindo nestes os distribuidores, integradores de sistemas, desenvolvedores, entre outros.

robótica

48

reportagem

A Universal Robots realizou entre os dias 16 e 18 de junho de 2020 aquela que definem como “a maior feira virtual de robótica colaborativa”. A WeAreCobots levou a todo o mundo durante 3 dias um conjunto de eventos, palestras e visitas virtuais às mais recentes inovações e novidades nas áreas de robótica e automação.

Os participantes na WeAreCobots tiveram a oportunidade de visitar os mais de 30 stands virtuais integrantes na área de exposição da feira, e aí puderam encontrar todas as informações e demonstrações de aplicações de robótica colaborativa na indústria, e a assistir ao vivo a palestras e percepções sobre o futuro da automação por 50 especialistas de referência. Por forma a atender às necessidades dos participantes no evento, as palestras da WeAreCobots desenvolveram-se em 5 línguas diferentes: inglês, alemão, francês, italiano e espanhol. Em conferência de imprensa, Jürgen von Hollen, Presidente da Universal Robots, falou sobre os diversos desafios que a empresa tem que enfrentar na realidade atual, a adaptação ao “novo normal” e a um cenário de pandemia mundial, as tendências da automação e ainda perspetivou sobre o futuro da Universal Robots. “A crise sanitária forçou as empresas a repensar, reestruturar e implementar novas tecnologias em vários aspetos e áreas do

negócio. Tem sido uma grande jornada ao longo dos últimos meses.”

A UNIVERSAL ROBOTS E O NOVO NORMAL Jürgen von Hollen admitiu que a Universal Robots é muito apaixonada por aquilo que faz e acredita que a automação robótica deve ser de fácil utilização e acessível a todos os negócios e empresas de todos os tamanhos. “Não falamos apenas de vender robots mas acreditar que a nossa tecnologia possibilita que as coisas aconteçam”, sublinhou. Segundo o Presidente da UR, a robótica colaborativa só pode acontecer se tivermos tecnologia segura, rápida e flexível para implementar e programar. “A sua implantação capacita as pessoas, possibilitando que estas tenham contacto com a automação e a possam controlar”. O objetivo da Universal Robots é tirar a complexidade desta equação, o que tem sido visto como uma das principais barreiras para a automação.

INOVAÇÃO Para Jürgen von Hollen a inovação é muito mais do que um simples produto, assentando em 4 pontos essenciais: Produto e Tecnologia; Modelo de Negócio; Ecossistema; Processos e Ferramentas. O produto e a tecnologia estão no centro da inovação da UR, até porque esta é uma Tech Company. Mas o Presidente da empresa considera que é igualmente importante o seu modelo de negócio, tanto que a empresa investe o mesmo valor no desenvolvimento do modelo de negócio como no desenvolvimento de produtos. Outra parte é o ecossistema de periféricos para robots UR+, que Jürgen von Hollen considera como um dos principais fatores de diferenciação da empresa comparativamente à concorrência e que ainda não chegou ao seu máximo potencial, sendo o seu desenvolvimento um dos principais focos da empresa nos próximos anos. Por último as ferramentas e os processos têm vindo a tomar uma importância cada vez maior ao longo do tempo, principalmente num caminho para a digitalização.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.