Protagonistas
© Christian Lagereek. Fahraeus | Dreamstime.com
Dossier
[49]
Introdução à SIX SIGMA Maintenance ScoreCard Carlos Cabrita, UBI
[52]
Redução de Tempos de Intervenção Através de Técnicas Lean Profitability
[54]
Repensar a Função Manutenção Centrando-a no pensamento Lean João Paulo Pinto, Comunidade Lean Thinking
[58]
Manutenção Lean com Aplicação Técnicas: Qualidade na Análise Preditiva de Fiabilidade Suzana da Silva Lampreia e Rui Ribeiro Parreira, Escola Naval
[62]
A Definição das Responsabilidades da Manutenção na Produção Henrique Marques, ATEC
[64]
Inovação Sistemática e Manutenção Lean Helena Navas, UNIDEMI
Lean Maintenance Raúl Dória
O tema principal que o Dossier Técnico propõe para este número da revista “manutenção” tem a ver com Lean Maintenance. Sendo uma nova “filosofia”, procuramos dar respostas às muitas dúvidas e questões sobre este tema. Lean Maintenance é um conceito com uma grande importância para as áreas da Manutenção (e Produção) e, consequentemente, para as empresas onde estão integradas.
tante actualização técnica (teóricas e práticas), tendo em atenção os equipamentos e as instalações. Impõe uma mudança de atitudes de toda a hierarquia da manutenção. O mercado e a competição a nível global obriga a que as empresas procedam a reajustamentos no planeamento das respectivas unidades produtivas, o que constitui um grande e constante desafio para quem gere a manutenção.
O pensamento “Lean” baseia-se na melhoria contínua do desempenho operacional, através da eliminação sistemática do desperdício, com a consequente criação de valor.
O responsável de manutenção terá de pensar Lean (magro/delgado) na Manutenção, isto é, reduzir os tempos mortos e desperdícios antes, durante e depois das intervenções (nos equipamentos e nas instalações), através de actividades planeadas/programadas e de um sistema descentralizado de gestão de materiais – significa eliminar desperdícios associados à manutenção.
Aparece na sequência do “JUST IN TIME” (JIT) e da “TOTAL PRODUCTIVE MAINTENANCE” (TPM) – é uma mudança no modo de gerir o sector da Manutenção de uma empresa.
Como em tudo na vida, e também na adopção do conceito “Lean”, deverá existir, por parte dos decisores, muito Bom Senso para evitar perturbações no processo produtivo de cada empresa.
Tem por base o comportamento e o envolvimento das pessoas (trabalho em equipa), fazendo com que se comprometam com uma atitude proactiva, que sejam humildes e que procurem uma cons-
Neste dossier serão apresentados vários artigos, com informações preciosas sobre os conceitos do pensamento Lean na manutenção.
A implementação do conceito “Lean” não é fácil; obriga a uma definição de prioridades.
48 · MANUTENÇÃO