Robótica2016@IPB
robótica
José Lima jllima@ipb.pt
18
SOCIEDADE PORTUGUESA DE ROBÓTICA
O Instituto Politécnico de Bragança e a Sociedade Portuguesa de Robótica (SPR) organizaram, de 4 a 8 de maio, o Robótica 2016 (http://robotica2016.ipb.pt/) que preencheu o Pavilhão do NERBA com 500 participantes de escolas básicas e secundárias, ensino superior e investigadores na área da Robótica. O Robótica 2016 é composto por uma conferência internacional, IEEE International Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions (ICARSC) e pelo Festival Nacional de Robótica onde há lugar para diversas competições.
As competições organizadas em Júnior e Sénior compreendem vários estilos, entre os quais o futebol robótico, a busca e salvamento, a condução autónoma, o Robot@Fctory e o freebots, como habitualmente. Este ano, a competição CoSpace, a título demonstrativo deu os seus primeiros passos abrindo portas para um próximo evento. O Micromouse esteve também presente como demonstrador desta competição. Do Robótica 2016 foram apuradas as equipas vencedoras que irão representar Portugal no Mundial RoboCup que decorrerá na Alemanha de 30 de junho a 4 de julho. O encontro científico reuniu em Bragança 56 apresentações e ultrapassou as
O encontro científico reuniu em Bragança 56 apresentações e ultrapassou as seis dezenas de investigadores internacionais (Portugal, Espanha, Alemanha, Japão, Turquia, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Irão, Irlanda, Colômbia e França).
seis dezenas de investigadores internacionais (Portugal, Espanha, Alemanha, Japão, Turquia, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Irão, Irlanda, Colômbia e França). O orador convidado Rainer Bischoff, Diretor do Departamento de Desenvolvimento da KUKA, abordou o tema Designing Robot Competitions with a Benefit for the
Industry onde fazia a ponte entre as competições com a indústria. O evento social, dividido por dois dias, foi preenchido por uma visita ao castelo de Bragança, ao Domus Municipalis, ao Pelourinho, à igreja de Santa Maria e um jantar de gala onde se realizou a entrega de prémio ao melhor artigo científico (The LRU Rover for Autonomous Planetary Exploration and its Success in the SpaceBotCamp Challenge). No segundo dia teve lugar um cruzeiro no parque biológico internacional do lago da Sanábria. Para além disso, no dia 7 de maio foi ainda parabenizada a Sociedade Portuguesa de Robótica pelo seu 10.º aniversário onde foram entregues os prémios de melhores teses de mestrado e doutoramento, respetivamente Robot Self-Localization in Dynamic Environments e Monocular 3D Positioning and Tracking Systems.