TME - Transfer Multisort Elektronik Tel.: +351 308 805 060 portugal@tme.eu · www.tme.eu
Todos os anos, os fabricantes de módulos fotovoltaicos (PV) tentam criar painéis solares mais eficientes com recurso a novas soluções tecnológicas e novos materiais. Ainda que tenha sido possível aumentar a eficiência dos sistemas fotovoltaicos nos últimos anos, existe uma forma ainda mais fácil de otimizar a sua eficiência.
robótica
146
informação técnico-comercial
Conversores CC-CC inovadores com uma ampla faixa de tensão de entrada para diversas aplicações elétricas
Por exemplo, pode usar conversores CC-CC da série AM10/15/40/45/200-NZ da Aimtec, que garantem uma faixa de tensão de entrada extremamente ampla (de 200 V CC a 1500 V CC). Permitem aumentar a eficiência em 1,5-2 pontos percentuais em comparação com os conversores de 1000 V CC atualmente disponíveis no mercado. Além disso, os conversores DC-DC da Aimtec permitem-lhe criar um sistema simples, barato e mais pequeno do que os principais componentes elétricos envolvidos no processo de obtenção de energia solar. Isto é possível graças à construção inovadora e à possibilidade de uma integração perfeita com uma ampla gama de produtos Aimtec. O uso de tais soluções oferece benefícios aos fabricantes, uma vez que reduz o tempo necessário para lançar o produto, reduz os custos e aumenta a eficiência de todo o sistema.
AÇÕES GLOBAIS PARA FONTES ECOLÓGICAS DE ENERGIA RENOVÁVEIS Em 2015, após a conferência da ONU em Paris sobre alterações climáticas, foi celebrado um acordo para reduzir as emissões globais de gases causadores do efeito de estufa. Isso teve um impacto positivo no desenvolvimento e aumentou a popularidade das fontes ecológicas de energia renovável, como os painéis fotovoltaicos e a energia eólica. O forte apoio público a soluções no campo das fontes de energia renováveis ecológicas, a diminuição dos custos de produção e o aumento da eficiência das novas tecnologias são fatores que deverão aumentar a procura de sistemas fotovoltaicos e energia eólica. O uso de novos transformadores ajuda a otimizar o rendimento. Atualmente, os sistemas fotovoltaicos são concebidos
com base num modelo que utiliza uma tensão de entrada de 1000 V CC, 33% mais baixa do que a tensão de 1500 V CC permitida pelas novas soluções da Aimtec. A GTM estima que os sistemas de maior tensão aumentem a eficiência em 1,5-2 pontos percentuais. À luz destes dados, a situação ficou clara: o passo seguinte no desenvolvimento de instalações solares deve ser a substituição dos componentes internos dos dispositivos que compõem estes sistemas muito avançados.
TRANSFORMADORES CCCC DA SÉRIE AM10/15/40800XXSNZ Os transformadores CC-CC da série AM10/15/40-800xxS-NZ são produtos únicos no mercado que apenas estão disponíveis em alguns fornecedores. Oferecem uma faixa de tensão de entrada de 200 a 1500 V CC, isolamento de 4000 V CA e funções de proteção multidimensionais incorporadas que podem ser úteis em vários sistemas fotovoltaicos e outras aplicações que requeiram uma fonte de energia estável e fiável (por exemplo, turbinas eólicas). PORQUE É QUE OS TRANSFORMADORES AM10/15/4080024SNZ DA AIMTEC APRESENTAM MAIS QUALIDADE? São estes os fatores que distinguem a série de transformadores Aimtec CC-CC de outros dispositivos deste tipo: • Faixa de tensão de entrada única e muito ampla: de 200 a 1500 V DC; • Tensão de saída padrão: 5 V/12 V/15 V/24 V; • Podem ser utilizados para criar produtos mais pequenos e compactos (inversor, sistema de monitorização);