WEG realizou a reparação de 6 transformadores numa central hidroelétrica no Uruguai
WEGeuro – Indústria Eléctrica, S.A. Tel.: +351 229 477 700 · Fax: +351 299 477 792 info-pt@weg.net · www.weg.net/pt
De salientar que a grande complexidade técnica deste projeto, aliada ao curto espaço de tempo disponível para esta intervenção se tornou num dos principais desafios para a WEG, dando-lhe a experiência e o know-how para outros projetos similares.
Por último, encontra-se neste momento a decorrer uma terceira fase, similar à segunda, onde os restantes 3 transformadores estão a ser alvo de intervenção por parte da equipa da WEG. De salientar que a grande complexidade técnica deste projeto, aliada ao curto espaço de tempo disponível para esta intervenção se tornou num dos principais desafios para a WEG, dando-lhe a experiência e o know-how para outros projetos similares. Para o cliente o balanço é positivo, dado que os transformadores ganharam uma nova vida, materializando-se na renovação da sua capacidade de produção.
robótica
142
informação técnico-comercial
A WEG ganhou o projeto para a realização da reparação de 6 transformadores para a Administración Nacional de Usinas y Transmisiones Eléctricas (UTE) de Montevidéu, no Uruguai.
Este trabalho foi efetuado pela equipa da Assistência Técnica em articulação com a equipa de engenharia da WEG, e visou a reparação de 6 transformadores de 37 MVA – 550 kV fabricados originalmente em 1980, num projeto elaborado pelo governo do Uruguai que tem como base a renovação do sistema elétrico deste país. Este projeto foi realizado de forma faseada ao longo dos anos de 2018 e de 2019, tendo em conta as duas paragens programadas desta central hidroelétrica, e obedeceu a um rigoroso planeamento, de modo a que cada transformador fosse intervencionado individualmente num curto espaço de tempo.
A primeira etapa decorreu em junho de 2018 e passou pela desmontagem de 3 transformadores no local, sendo que, posteriormente, foram transportados para a fábrica onde foi elaborado um novo projeto elétrico e mecânico para a revitalização destes equipamentos. Numa segunda fase a reparação dos transformadores foi efetuada no campo, tendo em conta as novas especificidades aprovadas pelo cliente, que culminou com a realização dos ensaios finais com recurso ao laboratório móvel WEG. Este equipamento tem a capacidade para ensaiar transformadores de 400 MVA e 550 kV.