141
informação tÊcnico-comercial
Rittal responde a 5 pontos para a otimização da configuração e instalação de projetos TI na indústria O planeamento dos componentes internos a instalar num rack Ê muito importante, especialmente quando os racks não estão instalados num ambiente normal de datacenters. É importante considerar uma sÊrie de critÊrios no momento de escolher um rack: a sua + ! ! ' fornecimento de energia e rede, e a solução de climatização necessåria.
QUAL A FINALIDADE DO RACK A SER UTILIZADO? O número e o tipo de componentes têm um impacto direto sobre o tamanho do rack. Caso seja apenas para instalar servidores um rack /00 % 1 ! + mas no caso da instalação de componentes de rede o rack 1 200 % para acomodar os cabos. Atualmente, as empresas combinam servidores e componentes de redes dentro do mesmo rack TI. À medida que as tecnologias de informação assumem um papel cada vez mais importante dentro das empresas, mais e mais componentes são alojados de forma a possibilitar a otimização da infraestrutura existente. Assim deve ser selecionado o rack de maior largura mas sempre orientado para a disponibilidade de espaço. Um rack ! 36 7 + 200 % 600 profundidade oferece um amplo espaço para ! % complementaridade futura.
QUAL É A SOLUĂ‡ĂƒO DE CLIMATIZAĂ‡ĂƒO NECESSĂ RIA? Questione: serĂĄ o rack instalado numa sala que nĂŁo tem um sistema de refrigeração integrado? De seguida, vĂĄrias possibilidades tĂŞm de ser consideradas. Se se trata de um Ăşnico rack a ser instalado apenas serĂĄ necessĂĄrio uma unidade de climatização, montada externamente. Adicionalmente, o rack deve ter uma porta www.oelectricista.pt o electricista 54
estanque. Se Ê uma sala de segurança a ser montada, a solução de climatização tem de
racks. A porta dos racks deve ser perfurada para permitir o fluxo contĂnuo do ar.
UM SISTEMA SELADO? Hå uma variedade de opçþes para o arrefecimento interno de racks. Em racks para servidores o ar deve fluir de frente para trås, mas em racks de redes o ar deve mover-se ao longo das zonas que têm de ser arrefecidas. Em ambos os casos Ê importante selar as das åreas segmentadas, e para isso, existe uma vasta gama de acessórios para melho cazes e as soluçþes de climatização feitas à ! ! "# ! $ ! %& !
ONDE COLOCAR OS CABOS? Um plano detalhado da gestão de cabos para o interior e exterior deve estar pronto antes do rack ! % do. Muitos componentes ativos de TI exigem uma fonte de alimentação redundante, o que % ! buição de energia (PDUs), tornando a gestão de cabos complexa. AlÊm disso, os cabos de energia e de dados em cobre devem estar separados para evitar interferências. Especial atenção deve ser dada para o ! ! ' ' * ! para evitar o enfraquecimento do sinal. Se o
rack ĂŠ colocado num piso elevado com chĂŁo falso, os cabos de energia e de dados podem ser colocados por baixo. Uma alternativa comum ĂŠ fazer a gestĂŁo dos cabos abaixo do teto, encaminhando-os atravĂŠs do topo do rack atĂŠ ao seu interior. Neste cenĂĄrio, a placa ! % ! te. Os rasgos devem ser selados com tiras ! + ! % ! ' ! $ ! %& ! 8 mo depois dos cabos terem sido instalados, incluindo as placas de teto, podem ser facilmente removidos para uma regular manutenção e reajustes. A Rittal oferece uma gama de acessĂłrios % ! ! ' + ' ! ! % ! tes. Ambos os sistemas de cabos, aberto ou fechado, estĂŁo disponĂveis para a cablagem horizontal ou vertical, bem como entre zonas tĂŠrmicas. Frequentemente, a estanqueidade e a para evitar que o ar quente e o frio se misturem. A Rittal assegura este ponto com o rack TS IT. Este suporta a circulação do ar em di ! % ! ! de instalação dos cabos correspondentes.
E A GESTĂƒO DE CABOS EXTERNA? Os racks TI lotados tĂŞm pouco espaço para novos componentes. Nestes casos, uma possĂvel solução ĂŠ colocar a conduta de cabos no lado de fora. Em muitos casos, as condutas podem passar atravĂŠs do lado do rack, sendo os cabos encaminhados ao longo da parte superior reentrando no rack pelo lado oposto. Esta abordagem proporciona a poupança de + ! '& ! ! dos cabos e os trabalhos de manutenção. Os cabos devem ser conduzidos para dentro dos racks, onde a manutenção ĂŠ uma !
' ção de um único cabo torna-se mais simples, no caso de uma falha ou necessåria ! % Rittal Portugal
info@rittal.pt ¡ www.rittal.pt