1. TRANSPORTE CATALÍTICO O coque é misturado com nitrogénio em estado gasoso, sendo ar isento de óleo é um meio de transporte para mover o coque quente e introduzi-lo novamente nos manifolds que vão ao novo forno.
robótica
2. LIMPEZA DA TORRE: CONVERSOR CATALÍTICO Compressores de ar isento de óleo limpam torres catalíticas. O ar limpo serve para soprar pipelines e restos de resíduos no queimador da torre catalítica. • 100% ar isento de óleo; • 8 a 12 bar de pressão; • Ar seco (orvalho -40°C temperatura).
3. LIMPEZA DA TORRE: CONVERSOR CATALÍTICO DECOCKING A refinaria de San Pablo Bay, na Califórnia (EUA), utiliza compressores isentos de óleo, em média 3 vezes/ano para a remoção de coque. Os compressores adaptam-se perfeitamente às necessidades desta refinaria. Durante duas semanas é fornecido ar a uma pressão de 8 bar para realizar operações de limpeza. Sendo uma empresa líder em manutenção, contingências industriais, e fornecedor de soluções temporárias ou de longa duração com competências em refinarias, é um prazer para a Atlas Copco Rental partilhar várias soluções que
podem ser aplicadas durante a paragem de uma refinaria.
4. TESTE DE PRESSÃO: TORRE DE CONVERSÃO CATALÍTICA Depois da limpeza é necessário comprovar a pressão dentro da torre catalítica. É possível realizar este teste fornecendo ar seco com um ponto de orvalho de -40°C a uma pressão de 8,5 bar. É necessário uma gama de secadores de absorção, regenerados por ar e que cumpram as seguintes caraterísticas: • Ponto de orvalho sob pressão: - 40°C a -70°C; • Área de pressão: adaptado ao seu compressor; • Área de caudal: adaptado ao seu compressor.
5. SOPRO DE AR COM ALTA PRESSÃO O método de sopragem usa a energia cinética do ar comprido, removendo detritos ou outros contaminantes da superfície como materiais de construção provenientes de soldaduras, entre outros. Esta solução é feita de modo a
assegurar que os materiais provenientes da limpeza não causem danos à instalação, nomeadamente filtros, ferramentas, equipamentos rotativos, entre outros. Cada procedimento de sopragem é projetado, especificamente, para o sistema que irá ser limpo. Durante a sopragem, os instrumentos de medição são isolados e são removidos todos os controladores e válvulas de segurança. A sopragem de ar é efetuada após a finalização dos testes hidráulicos, iniciando assim a respetiva secagem de todo o sistema.
6. CONTROLO DE TEMPERATURA: FRIO/QUENTE Aplicações com ar/nitrogénio frio: • Arrefecimento do reator da refinaria; • Arrefecimento de suportes; • Teste de pressão; • Purga. Aplicações com ar/nitrogénio quente: • Secagem de tubagens; • Aquecimento de fornalha em centrais elétricas; • Teste de pressão.
Temperature
Atlas Copco Portugal - Rental Division Tel.: +351 937 586 838 www.atlascopco.com/pt-pt/Rental
Marceliano Santos Santamarta Responsável local para o desenvolvimento de novas aplicações de ar comprimido nos setores industriais e refinarias da Atlas Copco Rental
APLICAÇÕES EM REFINARIAS Sendo uma empresa líder em manutenção, contingências industriais, e um fornecedor de soluções temporárias ou de longa duração, com competências em refinarias, é um prazer para a Atlas Copco Rental partilhar várias soluções que podem ser aplicadas durante a paragem de uma refinaria.
136
case study
Aplicações de ar comprimido em operações de paragem de refinarias
12
Noon Sunrise
12 Sunset