SCHUNK Intec, S.L.U. Tel.: +34 937 556 020 · Fax: +34 937 908 692 info@es.schunk.com · www.es.schunk.com
Os sistemas de garras da SCHUNK facilitam a recolha e o empilhamento automático dos módulos celulares, os rápidos processos de união e uma alta segurança de processos. A pinça inteligente da SCHUNK para as células da bateria determina todos os parâmetros geométricos e elétricos das células de iões de lítio para o controlo de qualidade durante a manipulação, e assim faz uma importante contribuição para a produção inteligente de baterias.
robótica
132
informação técnico-comercial
SCHUNK apresenta novo sistema de garras inteligente para o controlo integrado de células de baterias
Figura 1. A pinça inteligente da SCHUNK para as células de bateria determina todos os parâmetros geométricos e elétricos das células de iões de lítio para o controlo de qualidade durante a manipulação. Deste modo realiza-se uma importante contribuição para a produção inteligente de baterias.
A sustentabilidade é um desafio que nos afeta a todos os níveis, e para o alcançar a mobilidade elétrica terá um papel essencial. Esta tendência converte as baterias de iões de lítio em elementos essenciais para a indústria graças ao seu elevado nível de eficiência e à sua capacidade de armazenamento. Mas, apesar de se prever uma procura maior e tendo conseguido melhorar o seu desempenho com a redução dos tempos de carregamento, a produção de grandes quantidades de baterias ainda não é rentável. A SCHUNK, uma referência mundial em técnicas de
fixação e sistemas de garras, propõe automatizar este processo e torná-lo mais eficiente para a indústria.
DETEÇÃO AUTÓNOMA DE TODOS OS PARÂMETROS PERTINENTES Atualmente, o envio, a produção e a receção das células iónicas de lítio controlam-se manualmente com a ajuda de equipamentos de medição. Este processo requer mais tempo e pode levar a medições erradas. Para melhorar os lucros desses processos, a SCHUNK
desenvolveu um sistema de garra altamente integrado que utiliza, de forma ativa, a sua posição junto das peças, estrategicamente exposta, para concluir de forma independente todas as etapas necessárias ao seu manuseamento e controlo de qualidade. Em concreto a pinça recolhe, com cuidado, a célula prismática de iões de lítio e coloca-o no seu interior numa determinada posição de teste durante o processo de manipulação. Aqui a célula é automaticamente identificada e medida geometricamente através de um código de barras ou de um código de matriz de dados. Ao mesmo tempo determina a temperatura e a curva da superfície da célula e outros parâmetros elétricos importantes: tensão em circuito aberto para determinar o estado da carga (SOC), resistência do isolamento, impedâncias em 2 frequências para determinar a capacidade. Através de um sistema de PC integrado ao mesmo nível do módulo de garras, a informação preparada pode ser fornecida em tempo real através de Ethernet TCP/IP, tanto para o controlador de instalação como para os sistemas ERP e para os sistemas de bases de dados superiores. Neste ponto, as avaliações dos módulos errados ou desviados podem ser documentadas automaticamente e, se necessário, enviadas diretamente para o fornecedor. As curvas de dados podem ser exibidas separadamente. Depois de medida a análise dos dados pode obter-se informação sobre o produto e o seu progresso. Quando o controlo de qualidade totalmente integrado é concluído, a garra inteligente da SCHUNK introduz a célula na produção do módulo na linha correta ou no depósito de envio do fabricante de células. As peças NOK são ejetadas automaticamente.