Simatic ET 200SP Siemens lança fontes de alimentação para uso flexível com controladores distribuídos.
robótica
Siemens, S.A. Tel.: +351 214 178 000 · Fax: +351 214 178 044 www.siemens.pt
130
informação técnico-comercial
A Siemens acaba de lançar no mercado português o Simatic ET 200SP PS, uma nova fonte de alimentação monofásica com design da ET 200SP.
OS ALIMENTADORES Estas fontes de alimentação de 24 V da família de produtos Sitop SITOP, fornecem correntes nominais de 5 e 10 A. O seu design, tipo de construção e funcionalidades estão otimizados para controladores distribuídos, mais concretamente da gama ET 200SP, enquanto o interruptor On/Off para 24 V e os terminais plug-in para três circuitos de carga simplificam o comissionamento e a manutenção do sistema. Esta fonte de alimentação possui ainda uma monitorização de corrente com saída adaptada para a corrente atual e permite, entre outras coisas, otimizar a gestão energética. Com uma profundidade de montagem de apenas 75 milímetros permite a instalação do alimentador da fonte de alimentação em quadros de distribuição planos. A tensão de saída é ajustável até 28 V a fim de compensar quedas de tensão em linhas de transmissão de grande extensão. O design extremamente fino e as baixas perdas em calor do alimentador
da fonte de alimentação ajudam a poupar espaço nos quadros. Estas fontes de alimentação destacam-se também pela sua gama de temperatura de funcionamento alargada que vai de -30 a +70°C e um grau de rendimento até 90% que permite minimizar as perdas por calor. Graças à comutação automática da tensão de entrada (85-132/170-264 VAC)
e certificações abrangentes, os alimentadores estas fontes de alimentação podem ser utilizadas em todo o mundo. As reservas de energia de 1,5 vezes a corrente nominal, fornecem uma “potência extra” durante 5 segundos por minuto (s/min) e garantem a comutação livre de problemas de cargas de elevada corrente e uma operação fiável. O interruptor On/Off para 24 V permite a troca livre de potencial dos módulos periféricos descentralizados. Por sua vez, os terminais de plug-in permitem o desacoplamento individual de até três circuitos de carga, simplificando assim as operações de comissionamento e de manutenção do sistema.
O MONITOR A monitorização de corrente permite visualizar a corrente de saída atual em monitor como um valor de tensão, e pode ser ligado a uma entrada analógica. Neste caso, 1 V representa a corrente nominal do alimentador da fonte de alimentação, ou seja, 5 A ou 10 A. Esta medição não só permite aos utilizadores fazerem, em qualquer altura, o diagnóstico da corrente de carga e detetar defeitos devido ao maior consumo de corrente, como ainda ajuda a otimizar a gestão energética.