127
case-study
Lledó e Museu Guggenheim Bilbao: uma boa parceria em sistemas de controlo de iluminação Os diferentes sistemas SMARTLIGHTING dotam a sua instalação de iluminação de flexibilidade e conforto, permitindo minimizar o consumo energÊtico. Figura 2.
TECNOLOGIA PREMIUM Com a gama PREMIUM conseguirå otimizar o seu sistema de iluminação e obterå a melhor solução para uma boa poupança energÊtica. A possibilidade de realizar mediçþes e registos em cada luminåria per " # $ ou balastros, e inclusive o estado dos sistemas, indicando, mediante relatórios, as diferentes atuaçþes de manutenção.
Estes sistemas proporcionam protocolos digitais de controlo com os quais ĂŠ possĂvel adaptar as instalaçþes de acordo com as necessidades, trabalhando em conjunto com outros sistemas e integrando a iluminação de Ăşltima geração. O Grupo LledĂł desenharĂĄ e implementarĂĄ uma solução tecnolĂłgica perfeitamente adaptada Ă s suas necessidades.
Figura 3.
TECNOLOGIA COMPACT
O MUSEU GUGGENHEIM
A gama COMPACT resulta numa solução simples, economizando nos custos energÊticos com soluçþes que permitem um råpido retorno do investimento. Os módulos e sensores que comunicam por wireless
O Museu Guggenheim em Bilbao chamou a atenção do mundo onde teve uma cobertura da comunicação social sem precedentes.
Figura 4. Figura 1. Energi TriPack.
TECNOLOGIA AVANT Graças à utilização de interfaces altamente intuitivos (painÊis tåteis) e com funcionalidades de gestão energÊtica, calendårios, controlo de horårios, entre outros, obterå ambientes luminosos, luz dinâmica ou ! ! www.oelectricista.pt o electricista 54
A iluminação ĂŠ, obviamente, um dos elementos principais na conceção de qualquer edifĂcio, sendo em museus um fator importantĂssimo. O arquiteto e designer de iluminação selecionou o sistema LutronÂŽ comercializado pela LledĂł, para o controlo da iluminação garantindo um resultado com elevada precisĂŁo, flexibilidade, que potencia a beleza da estrutura interna do museu, da arte exibida, protegendo-a ao mesmo tempo, da radiação nociva.