“Ao longo destes 17 anos de vida, temos tentado inovar sempre”
robótica
124
por André Manuel Mendes
entrevista
Ao nível dos produtos, o nosso leque é bastante alargado e vai desde perfil de alumínio, equipamentos de controlo de qualidade e testes de fugas, pneumática, prensas e rebitadoras, ferramentas de aperto, atuadores elétricos, sistemas de alimentação de peças por vibração, mãos-presas e robots, entre outros.
Figura 1. Nuno Soares e Sven Tieves (Kawasaki Robotics).
Com uma presença afirmada de 17 anos no mercado nacional, a Europneumaq desenvolve e instala todo o tipo de soluções para a indústria dos ramos automóvel, eletrónica, moldes, farmacêutica, entre outros. Em entrevista à revista “robótica”, Nuno Soares, responsável do Departamento Técnico da Europneumaq, falou sobre o trabalho desenvolvido ao longo dos anos, bem como a importância da inovação para o crescimento da empresa em território nacional e além fronteiras.
revista “robótica” (rr): Qual a história e percurso da Europneumaq desde a sua fundação até aos dias de hoje? Nuno Soares (NS): A Europneumaq está no mercado desde 2001 e desde então temos construído um conjunto de produtos e serviços bastante diversificado. Para isso recorremos a todos os meios que temos disponíveis para
concretizar os projetos mais exigentes nos vários nichos da indústria nacional, sob a forma de soluções integradas, independentemente de se tratar de um construtor de máquinas (OEM) ou um cliente final. Dispomos de uma equipa de projeto formada por engenheiros e desenhadores mecânicos, um departamento técnico qualificado que presta assistência ao longo de todo o ciclo de vida das soluções que integramos no cliente e uma equipa comercial atualizada e disposta a partilhar o seu know-how. Ao longo destes 17 anos de vida, temos tentado inovar sempre e oferecer as aos nossos clientes as melhores soluções que existem no mercado, apoiando-nos em marcas conceituadas e na renovação dos nossos recursos humanos. rr: Qual o ramo de atividade da empresa? NS: Nós desenvolvemos e instalamos todo o tipo de soluções para a indústria dos ramos automóvel, eletrónica, moldes, farmacêutica, entre outros.
rr: Na sua opinião, o que distingue a Europneumaq da concorrência? Quais as mais-valias da empresa e de que forma se destacam no mercado? NS: Temos uma seleção de marcas de renome internacional de produtos com provas dadas, que se focam nas caraterísticas técnicas e na qualidade em geral, em lugar de competir apenas por preço. A complementaridade entre os produtos representados é, sem dúvida, um fator preponderante, que permite um serviço global e uma ótima interligação entre as soluções oferecidas. A dinâmica que está e sempre esteve subjacente às nossas equipas comerciais e técnicas é absolutamente diferenciadora, tendo um conhecimento total sobre os produtos comercializados pela Europneumaq. Há já vários anos que a Europneumaq tem vindo a implementar transversalmente métodos de trabalho com o intuito de otimizar as tarefas e os respetivos tempos de execução – numa palavra: a aplicação prática do conceito lean à realidade da empresa. E os resultados fazem-se notar em muitos aspetos, nomeadamente no ajustar das soluções que propomos aos clientes. rr: Qual a opinião sobre a revolução em curso na área industrial com novos termos a surgirem como Internet of Things, Industrial Internet of Things, Indústria 4.0? NS: Para a Europneumaq, em particular, significa novas oportunidades, para as quais já nos vimos a preparar há vários anos, através de um trabalho continuado. Para o país em geral, na minha